A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107993 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1094 "inscrito_id" => 1746 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo visa compreender a pertinente relação entre família-escola, considerados os atores fundamentais para o bom desempenho cognitivo-emocional e social das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, em relevo no processo de alfabetização e letramento. A metodologia aplicada para este artigo é pautada na revisão bibliográfica. Tratando-se de um estudo descritivo com o objetivo de analisar a participação familiar em uma turma do 2° ano dos anos iniciais de uma escola parceira do PIBID no Sertão Alagoano. Desse modo, os referenciais teóricos selecionados para compor o trabalho apontam e sugerem que a escola e a família sejam aliadas no processo escolar das crianças dos anos iniciais. Concluímos que o desenvolvimento do educando durante seu processo de alfabetização com o enfoque familiar em que a participação ativa pode ser intensificada para a aprendizagem do sujeito além de possibilitar o exercício da participação social da comunidade na escola é de grande importância para todos os envolvidos" "modalidade" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => "PARTICIPAÇÃO, PROCESSO, ESCOLA, FAMÍLIA" "idioma" => null "arquivo" => "66882d3abdd88_05072024142826.pdf" "created_at" => "2024-07-05 14:28:26" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE GUERRA SANTOS" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "danielle.santos.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107993 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1094 "inscrito_id" => 1746 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo visa compreender a pertinente relação entre família-escola, considerados os atores fundamentais para o bom desempenho cognitivo-emocional e social das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, em relevo no processo de alfabetização e letramento. A metodologia aplicada para este artigo é pautada na revisão bibliográfica. Tratando-se de um estudo descritivo com o objetivo de analisar a participação familiar em uma turma do 2° ano dos anos iniciais de uma escola parceira do PIBID no Sertão Alagoano. Desse modo, os referenciais teóricos selecionados para compor o trabalho apontam e sugerem que a escola e a família sejam aliadas no processo escolar das crianças dos anos iniciais. Concluímos que o desenvolvimento do educando durante seu processo de alfabetização com o enfoque familiar em que a participação ativa pode ser intensificada para a aprendizagem do sujeito além de possibilitar o exercício da participação social da comunidade na escola é de grande importância para todos os envolvidos" "modalidade" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => "PARTICIPAÇÃO, PROCESSO, ESCOLA, FAMÍLIA" "idioma" => null "arquivo" => "66882d3abdd88_05072024142826.pdf" "created_at" => "2024-07-05 14:28:26" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE GUERRA SANTOS" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "danielle.santos.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }