Esse trabalho tem como objetivo ensinar boas práticas e conceitos relacionados à Computação Desplugada em escolas de Ensino Fundamental I e II. Método de ensino que está ganhando espaço no cotidiano dos alunos, sendo trabalhada principalmente por docentes em Computação através de atividades relacionadas à lógica de programação e jogos, diferenciando-se do habitual, que consiste em ter acesso direto ao computador. Ao longo desse estudo, vamos nos deparar com algumas pontuações ligadas às experiências de dois alunos integrantes do PIBID: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Caio Passos da Silva e Vinícius Oliveira Magalhães, discentes do curso de Licenciatura em Computação, oferecido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia Centro. O tema abordado no trabalho consiste nas práticas docentes que foram selecionadas como métodos de ensino que podem ser aplicadas no Ensino Fundamental I e II, por meio de jogos, testes e avaliações. Com o intuito de transmitir conhecimentos básicos de computação aos alunos sem o uso de computadores, a computação vai além de máquinas que operam e processam informações em códigos binários, a Computação Desplugada trabalha principalmente o raciocínio lógico, com uma forma divertida de ser aplicada em sala de aula.