A CAPOEIRA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107440 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 667 "inscrito_id" => 102 "titulo" => "A CAPOEIRA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "A capoeira é entendida como uma expressão corporal, sendo considerada um estilo de luta, dança e arte cultural brasileira e passou também a ser considerada esporte (Brasil, 2016). O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), facilita o ingresso do graduando de licenciatura ao seu futuro local de trabalho, a escola. Logo, a presente pesquisa busca relatar a experiência de graduandos de educação física no Pibid ao elaborar e executar aulas de capoeira no âmbito escolar para alunos do ensino fundamental. O estudo trata-se de uma pesquisa participante também de caráter observatório (Peres; Santos, 2005). Foram ministradas 4 aulas com foco em capoeira onde foi apresentado o básico da prática corporal para alunos do 3º e 4º ano, cada turma com aproximadamente 50 minutos. Houve uma significativa participação dos alunos nas aulas de educação física, com isso os bolsistas conseguiram mesclar a interação entre os alunos. Foi pontuado a questão da musicalidade pelos alunos, pondo em evidência o que Pereira, 2019, relatou em seu artigo. Demonstrando assim, que os alunos estavam focados na realização da prática e de conhecer novos movimentos corporais, alguns estudantes relataram que foi a primeira vez tendo contato com a prática. Pode-se dizer que é de suma importância a participação dos alunos em atividades e assuntos de matrizes africanas nas escolas, desde o ensino infantil e fundamental, pois assim o aluno pode fruir de outras culturas, sentimentos, experiências e quebrar preconceitos propostos pela sociedade, formando cidadãos que contribuirão para uma sociedade melhor e harmoniosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID102_TB667_24042024204958.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA FERNANDA GARCIA NOGUEIRA PALAU" "autor_nome_curto" => "RAYSSA PALAU" "autor_email" => "palau@ufrrj.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107440 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 667 "inscrito_id" => 102 "titulo" => "A CAPOEIRA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "A capoeira é entendida como uma expressão corporal, sendo considerada um estilo de luta, dança e arte cultural brasileira e passou também a ser considerada esporte (Brasil, 2016). O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), facilita o ingresso do graduando de licenciatura ao seu futuro local de trabalho, a escola. Logo, a presente pesquisa busca relatar a experiência de graduandos de educação física no Pibid ao elaborar e executar aulas de capoeira no âmbito escolar para alunos do ensino fundamental. O estudo trata-se de uma pesquisa participante também de caráter observatório (Peres; Santos, 2005). Foram ministradas 4 aulas com foco em capoeira onde foi apresentado o básico da prática corporal para alunos do 3º e 4º ano, cada turma com aproximadamente 50 minutos. Houve uma significativa participação dos alunos nas aulas de educação física, com isso os bolsistas conseguiram mesclar a interação entre os alunos. Foi pontuado a questão da musicalidade pelos alunos, pondo em evidência o que Pereira, 2019, relatou em seu artigo. Demonstrando assim, que os alunos estavam focados na realização da prática e de conhecer novos movimentos corporais, alguns estudantes relataram que foi a primeira vez tendo contato com a prática. Pode-se dizer que é de suma importância a participação dos alunos em atividades e assuntos de matrizes africanas nas escolas, desde o ensino infantil e fundamental, pois assim o aluno pode fruir de outras culturas, sentimentos, experiências e quebrar preconceitos propostos pela sociedade, formando cidadãos que contribuirão para uma sociedade melhor e harmoniosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID102_TB667_24042024204958.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA FERNANDA GARCIA NOGUEIRA PALAU" "autor_nome_curto" => "RAYSSA PALAU" "autor_email" => "palau@ufrrj.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }