A capoeira é entendida como uma expressão corporal, sendo considerada um estilo de luta, dança e arte cultural brasileira e passou também a ser considerada esporte (Brasil, 2016). O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), facilita o ingresso do graduando de licenciatura ao seu futuro local de trabalho, a escola. Logo, a presente pesquisa busca relatar a experiência de graduandos de educação física no Pibid ao elaborar e executar aulas de capoeira no âmbito escolar para alunos do ensino fundamental. O estudo trata-se de uma pesquisa participante também de caráter observatório (Peres; Santos, 2005). Foram ministradas 4 aulas com foco em capoeira onde foi apresentado o básico da prática corporal para alunos do 3º e 4º ano, cada turma com aproximadamente 50 minutos. Houve uma significativa participação dos alunos nas aulas de educação física, com isso os bolsistas conseguiram mesclar a interação entre os alunos. Foi pontuado a questão da musicalidade pelos alunos, pondo em evidência o que Pereira, 2019, relatou em seu artigo. Demonstrando assim, que os alunos estavam focados na realização da prática e de conhecer novos movimentos corporais, alguns estudantes relataram que foi a primeira vez tendo contato com a prática. Pode-se dizer que é de suma importância a participação dos alunos em atividades e assuntos de matrizes africanas nas escolas, desde o ensino infantil e fundamental, pois assim o aluno pode fruir de outras culturas, sentimentos, experiências e quebrar preconceitos propostos pela sociedade, formando cidadãos que contribuirão para uma sociedade melhor e harmoniosa.