O estudo em questão tem como principal foco a investigação das práticas inovadoras na educação básica e seus benefícios. O objetivo geral é compreender a importância de adotar práticas pedagógicas transformadoras e reflexivas nas escolas, ao mesmo tempo em que explora como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pode potencializar a melhoria do ensino. Para atingir esse objetivo, o estudo se baseia na coleta e análise de dados provenientes das atividades realizadas pelos bolsistas nas escolas Terezinha de Jesus e Leônidas Montes, localizadas no município de Abaetetuba e conveniadas ao programa. Além disso, são considerados os relatos das experiências apresentados pelos bolsistas, que são graduandos participantes do PIBID (Edital Nº 09/2022) no curso de Letras Português e Espanhol. A pesquisa busca compreender a perspectiva desses graduandos em relação à profissão docente, utilizando também uma análise bibliográfica de artigos científicos e resumos expandidos pertinentes ao tema. Essa abordagem visa oferecer uma visão abrangente e embasada sobre as práticas inovadoras na educação básica e o papel do PIBID nesse contexto. Os resultados obtidos destacam a contribuição dos bolsistas com a implementação de ações enriquecedoras nas escolas em que atuam. Essas ações envolvem a participação ativa dos alunos no processo educativo, estimulando seu engajamento, dinamismo e prazer em participar das atividades propostas.