Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ARTE MODERNA NO ESPAÇO DA EJA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 08: Alfabetização e letramento
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107712
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1147
    "inscrito_id" => 1738
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ARTE MODERNA NO ESPAÇO DA EJA"
    "resumo" => "Este artigo discute a experiência de estágio supervisionado em uma turma de Educação de Jovens Adultos através do Programa Residência Pedagógica, em uma Escola Municipal na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas. No qual, possui a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação, utilizando como apoio os teóricos Archer (2008), Camargo (2008) e Freire (2005) que dominam muito bem sobre o ensino da EJA. É perceptível que a prática docente no espaço da Educação de Jovens e Adultos é desafiadora, pois o público na sala de aula é composto por diferentes idades, realidades e experiência de vida. Sendo assim, uma prática reflexiva contribui com o processo de ensino e aprendizagem, os resultados apontam que a práxis a ser desenvolvida devem ser desencadeadas juntamente com as especificidades da EJA, os professores devem inovar e variar as metodologias utilizadas e proporcionar um ambiente acolhedor e estratégico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1738_TB1147_25042024193024.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO OLIVEIRA DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO"
    "autor_email" => "guiera435@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107712
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1147
    "inscrito_id" => 1738
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ARTE MODERNA NO ESPAÇO DA EJA"
    "resumo" => "Este artigo discute a experiência de estágio supervisionado em uma turma de Educação de Jovens Adultos através do Programa Residência Pedagógica, em uma Escola Municipal na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas. No qual, possui a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação, utilizando como apoio os teóricos Archer (2008), Camargo (2008) e Freire (2005) que dominam muito bem sobre o ensino da EJA. É perceptível que a prática docente no espaço da Educação de Jovens e Adultos é desafiadora, pois o público na sala de aula é composto por diferentes idades, realidades e experiência de vida. Sendo assim, uma prática reflexiva contribui com o processo de ensino e aprendizagem, os resultados apontam que a práxis a ser desenvolvida devem ser desencadeadas juntamente com as especificidades da EJA, os professores devem inovar e variar as metodologias utilizadas e proporcionar um ambiente acolhedor e estratégico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1738_TB1147_25042024193024.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO OLIVEIRA DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO"
    "autor_email" => "guiera435@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este artigo discute a experiência de estágio supervisionado em uma turma de Educação de Jovens Adultos através do Programa Residência Pedagógica, em uma Escola Municipal na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas. No qual, possui a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação, utilizando como apoio os teóricos Archer (2008), Camargo (2008) e Freire (2005) que dominam muito bem sobre o ensino da EJA. É perceptível que a prática docente no espaço da Educação de Jovens e Adultos é desafiadora, pois o público na sala de aula é composto por diferentes idades, realidades e experiência de vida. Sendo assim, uma prática reflexiva contribui com o processo de ensino e aprendizagem, os resultados apontam que a práxis a ser desenvolvida devem ser desencadeadas juntamente com as especificidades da EJA, os professores devem inovar e variar as metodologias utilizadas e proporcionar um ambiente acolhedor e estratégico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.