O presente trabalho é um relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica(PRP). O estudo da Física é enriquecido quando utilizamos de aulas práticas experimentais ou lúdicas, que proporcionam uma compreensão mais tangível dos conceitos teóricos. Além disso, as experiências educacionais desenvolvem habilidades práticas e promovem o pensamento crítico. O trabalho destaca a importância dessas práticas no contexto educacional, abordando três experimentos principais: Pica-Pau, Pêndulo Simples e Queda Livre. O projeto desenvolvido por esse grupo do PRP iniciou com reuniões de planejamento e identificação das demandas da escola. A demanda mais evidente foi a carência que os estudantes tinham de aulas práticas e experimentais. Com o intuito de diminuir a demanda realizamos atividades experimentais. O experimento do "Pica-Pau" foi introduzido como uma forma de auxiliar na compreensão do Movimento Retilíneo Uniforme(MRU), utilizando o comportamento observado pelo discente como uma analogia para analisar o MRU, realizando análises estatísticas e construção de gráficos. O experimento do Pêndulo Simples foi realizado para estudar o movimento oscilatório e explorar conceitos como período, frequência, amplitude e calcular o valor da aceleração da gravidade em sala de aula. Concomitante ao experimento do Pêndulo Simples, também foi realizado uma experiência utilizando o aplicativo "Phyphox que, dentre outras funções, dispõe de um cronômetro sonoro utilizado para registrar o momento que a queda se inicia e se encerra, permitindo calcular a aceleração da gravidade. As experiências educativas promoveram mais interesse dos estudantes e os ajudaram a desenvolver habilidades práticas e de pensamento crítico.