As metodologias ativas utilizam a problematização como estratégia de ensino/aprendizagem. Assim, a partir do contexto das novas tendências pedagógicas para minimizar os problemas existentes em sala de aula observados enquanto aluna bolsista do PIBID, o objetivo do presente trabalho é relatar como se deu a inserção de algumas metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa na Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Chiquinho Cartaxo, na cidade de Sousa, Paraíba. As principais metodologias utilizadas foram: a Gamificação, que é uma aprendizagem baseada em jogos, aplicada na 1ª Série A (Comércio); Sala de aula invertida, contrária ao modelo tradicional de ensino, aplicada na 2ª Série B (Sistema de Energia Renovável) e o Painel Integrado, na 1ª Série C (Comércio) nas aulas de língua portuguesa. A utilização das três metodologias foi bastante produtiva, dentre os resultados alcançados nós temos: motivação dos estudantes, autonomia e maior envolvimento com a disciplina. Podemos concluir que a tarefa de adotar as metodologias ativas é um grande avanço na educação, porém não é fácil. É um desafio, tanto para professores, como coordenadores e toda a equipe, pois há necessidade de que ocorram mudanças pedagógicas e reformulação de princípios e diretrizes de formativos.