O texto em tela apresenta as falas e reflexões das estudantes-residentes e das professoras preceptoras do Núcleo de Pedagogia, do programa Residência Pedagógica (RP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da cidade de Amargosa/BA. A partir da concepção freiriana de que o “caminho se faz caminhando”, realizamos uma imersão nas narrativas das participantes do Núcleo, imbricadas aos diálogos com autoras/es e teóricas/os que discutem a educação como meio de transformação. Desta maneira, apresentamos as implicações das estudantes com os bairros nos quais as escolas estavam inseridas, discutimos a proeminência do olhar no processo educativo e de forma contundente, revelamos os caminhos formativos no RP, que possibilitaram o alinhamento teoria/prática, isto é, a práxis. Ademais, “concluímos” o texto confiantes que o RP foi/é um momento importante para a construção de relações/imersões nos ambientes educacionais, estabelecimento de parcerias e modo de perspectivar uma educação que promova a emancipação de todas as pessoas.