A falta de motivação dos alunos em relação ao ensino de Química é claramente percebida, o que pode afetar negativamente o processo de ensino-aprendizagem. Esse impacto é especialmente evidente ao abordar o estudo da Tabela Periódica, onde a motivação dos alunos tende a diminuir ao longo da aula. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo descrever o impacto do jogo da memória no ensino da Tabela Periódica no EJATEC Etapa I, além de dinamizar o conteúdo. Este estudo foi realizado no Centro Educa Mais – PAULO VI, situado no bairro Cidade Operária, em São Luís – MA. Utilizou-se materiais de baixo custo para a confecção do jogo, como figuras impressas em papel A4, E.V.A (para dar maior suporte), cola e tesoura. O método de ensino empregado, que incorporou elementos lúdicos, especialmente o jogo da memória, foi eficaz em aumentar a interação dos alunos. Como resultado, o objetivo do trabalho, foi alcançado com sucesso. A abordagem lúdica utilizada, em particular o jogo da memória, atraiu significativamente a atenção dos estudantes, proporcionando diversão e estimulando a socialização entre eles. Portanto, a escolha de incorporar o jogo da memória foi acertada e bem-sucedida, haja vista que ocasionou na melhora do entendimento do assunto abordado.