: Na busca por solucionar os desafios enfrentados pelos laboratórios de ciências nas escolas públicas, marcados por limitações orçamentárias e infraestrutura precária, destaca-se a importância da experimentação prática para o ensino eficaz de disciplinas como Física, Química, Biologia e Matemática. A falta de investimento em manutenção e atualização dos laboratórios, aliada à negligência na formação docente para o uso efetivo desses recursos, compromete a qualidade do ensino experimental. A proposta de transformação adotada no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos evidencia uma iniciativa que vai além da reorganização física do laboratório. A catalogação minuciosa, a categorização por áreas da física e o desenvolvimento de roteiros simplificados visam não apenas facilitar a aplicação prática das atividades, mas também proporcionar uma base sólida para um uso mais eficiente e pedagógico do espaço. A experiência bem-sucedida na aplicação de um roteiro simplificado, como o experimento de pêndulo simples, reforça a eficácia dessa abordagem, promovendo maior engajamento e aprendizado significativo por parte dos alunos. Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo em buscar abordagens inovadoras e adaptadas à realidade educacional, visando proporcionar um ambiente estimulante e enriquecedor para a aprendizagem dos alunos.