Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSISTIDAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O CRAS é unidade pública de atendimento à população, onde são proporcionados os serviços de Assistência Social, tendo como algumas funções, proporcionar acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social. O projeto tem a finalidade desenvolver atividades voltadas para Educação Ambiental no Centro de Referência de Assistência Social em Caxias-MA, tendo por objetivo avaliar a percepção ambiental de crianças e adolescentes de 2 a 17 anos. O projeto teve início com palestras de cunho informativo e introdutório ao tema, sendo seguido de mais três encontros com práticas de educação ambiental, como a produção de composteiras, produção de brinquedos, plantio de hortaliças e roda de conversa, como também a aplicação de questionários de múltipla escolha analisando a percepção do conteúdo ministrado e realizado durante a execução do projeto. Alcançamos um resultado altamente satisfatório, uma vez que a participação ativa das crianças nas atividades conduzidas reflete positivamente, todas elas expressaram compreensão significativa acerca da importância da educação ambiental para a preservação do meio ambiente. Analisamos que a abordagem prática e lúdica adotada no projeto se mostrou eficaz ao proporcionar uma compreensão aprimorada da importância da preservação do meio ambiente. As atividades realizadas contribuíram não apenas para o aumento do conhecimento sobre práticas sustentáveis, mas também estimularam a reflexão crítica sobre o papel de cada indivíduo na promoção da sustentabilidade. Além disso, constatou-se que as crianças e adolescentes não apenas internalizaram esses conceitos, mas também se tornaram agentes de mudança em suas comunidades.

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