Nos últimos tempos, crescem as publicações que detêm os gêneros textuais/discursivos como objeto de estudo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é aprimorar competências e habilidades críticas e discursivas, no âmbito da oralidade e escrita, em estudantes do ensino médio de uma escola estadual de Alagoas, através do gênero Letra de Canção, de This is America (2018). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação de caráter híbrido. A coleta de dados está apoiada no modelo adaptado de Sequência Didática apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Já a análise do corpus, centra-se no modelo de operações textuais-discursivas proposto por Marcuschi (2010), com adaptações. O estudo ancorou-se nos postulados de Bakhtin (2011); Bezerra (2017 e 2022); Costa (2010); Marcuschi (2008 e 2010); Moita Lopes (2006); Silva (2020), dentre outros. A proposta surgiu a partir das discussões realizadas no subprojeto de Letras do PIBID, em parceria com CAPES/UNEAL/ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Analisamos que a proposta de produção escrita e reescrita, foi muito proveitosa para diagnosticar as maiores dificuldades dos estudantes, e desse modo, ajudá-los. Verificamos que os colaboradores demonstraram maior domínio no uso de paráfrases, dêiticos e estruturação de parágrafos. Detectamos dificuldade de pontuação, argumentação, concordância verbal e nominal e coerência textual. Os resultados revelam que através da aplicabilidade de gêneros textuais/discursivos, foi possível desenvolver competências e habilidades críticas/discursivas, além do repertório linguístico, tanto na oralidade como na escrita