A pandemia do Coronavírus estreitou laços entre educação e tecnologias digitais por meio da necessidade de utilização dos recursos para mediação do trabalho pedagógico. O desenvolvimento desse trabalho, por sua vez, não somente está permeado por desafios, como proporciona várias possibilidades. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é discutir os desafios e as possibilidades das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação a partir da experiência proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica com as atividades do projeto de ensino “As ferramentas digitais como potencializadoras da leitura e escrita sob uma perspectiva do atendimento à diversidade” desenvolvido na escola-campo Dr. Elísio Pimentel Marques. Para tanto, fizemos uso de metodologia ativa e abordagem qualitativa para instruir as atividades e analisar os resultados delas. Observamos que que o uso das tecnologias digitais na educação envolve desafios de origens materiais – recursos – e de formação docente, mas esses são superados pelas possibilidades que o uso crítico proporciona. O trabalho pedagógico realizado com as tecnologias digitais no projeto permite afirmar que a mediação pedagógica com os dispositivos digitais enquanto potencializadores incentiva os alunos e estimula os professores.