O CHATGPT COMO INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO ANIMALISTA NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NORMATIVA E TEÓRICA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107586 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 927 "inscrito_id" => 41 "titulo" => "O CHATGPT COMO INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO ANIMALISTA NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NORMATIVA E TEÓRICA" "resumo" => "A Educação Animalista busca formar sujeitos que se interessem em conhecer, compreender e exercer, em seu cotidiano, uma ética animalista/pós-humanista, que se alinhe com o respeito, a proteção e o reconhecimento de direitos dos animais não humanos. Como as normas que regulam a Educação Ambiental atribuem-na o papel de formar indivíduos que respeitem/protejam a comunidade de vida e, portanto, os animais não humanos, deve a Educação Animalista, como ela, ser promovida em todos os níveis de ensino. Isso abrange o Ensino Médio, no qual se deve, sempre que possível, promover o diálogo de assuntos da Química com o Direito Animal. Isso, por exemplo, é possível em conteúdos de cinética química, especialmente na abordagem do teste de toxicidade aguda, a partir do qual é possível se debater a experimentação animal. Isso porque o teste da DL50 utiliza animais não humanos para determinar-se o nível de toxicidade de certas substâncias químicas. Assim, o presente trabalho objetivou demonstrar como o ChatGPT pode ser utilizado como instrumento para a inserção da Educação Animalista nas aulas de química no Ensino Médio. A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, que recorreu à revisão bibliográfica e à análise documental, diante da necessidade de pesquisar fontes teóricas publicadas, bem como documentos legais e dados obtidos por interação com o ChatGPT. Concluiu-se que o ChatGPT pode ser útil no fornecimento de suporte metodológico aos docentes para a inserção da Educação Animalista nas aulas de cinética química, tendo potencial para auxiliar, inclusive, na preparação de aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID41_TB927_28042024135022.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONILTON SANTOS SANTANA" "autor_nome_curto" => "RONI" "autor_email" => "roniltonsantana744@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107586 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 927 "inscrito_id" => 41 "titulo" => "O CHATGPT COMO INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO ANIMALISTA NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NORMATIVA E TEÓRICA" "resumo" => "A Educação Animalista busca formar sujeitos que se interessem em conhecer, compreender e exercer, em seu cotidiano, uma ética animalista/pós-humanista, que se alinhe com o respeito, a proteção e o reconhecimento de direitos dos animais não humanos. Como as normas que regulam a Educação Ambiental atribuem-na o papel de formar indivíduos que respeitem/protejam a comunidade de vida e, portanto, os animais não humanos, deve a Educação Animalista, como ela, ser promovida em todos os níveis de ensino. Isso abrange o Ensino Médio, no qual se deve, sempre que possível, promover o diálogo de assuntos da Química com o Direito Animal. Isso, por exemplo, é possível em conteúdos de cinética química, especialmente na abordagem do teste de toxicidade aguda, a partir do qual é possível se debater a experimentação animal. Isso porque o teste da DL50 utiliza animais não humanos para determinar-se o nível de toxicidade de certas substâncias químicas. Assim, o presente trabalho objetivou demonstrar como o ChatGPT pode ser utilizado como instrumento para a inserção da Educação Animalista nas aulas de química no Ensino Médio. A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, que recorreu à revisão bibliográfica e à análise documental, diante da necessidade de pesquisar fontes teóricas publicadas, bem como documentos legais e dados obtidos por interação com o ChatGPT. Concluiu-se que o ChatGPT pode ser útil no fornecimento de suporte metodológico aos docentes para a inserção da Educação Animalista nas aulas de cinética química, tendo potencial para auxiliar, inclusive, na preparação de aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID41_TB927_28042024135022.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONILTON SANTOS SANTANA" "autor_nome_curto" => "RONI" "autor_email" => "roniltonsantana744@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }