A integração de metodologias ativas no processo educacional tem se mostrado essencial para promover um aprendizado mais envolvente e significativo. Nesse contexto, a gamificação surge como uma ferramenta promissora, aproveitando os elementos lúdicos para estimular a participação e o interesse dos alunos. Este artigo explora a aplicação da metodologia ativa da gamificação, utilizando o popular jogo do bingo químico, como uma abordagem inovadora para o ensino de química, especificamente incorporando elementos da tabela periódica. A fusão destes elementos busca não apenas transmitir conhecimento, mas também instigar a curiosidade e a interação, transformando o ambiente educacional em um espaço dinâmico e estimulante. E incentivar e ajudar os adolescentes a entenderem e conhecerem os elementos da Tabela Periódica, oferecer a oportunidade da interação entre alunos de todas as idades, favorecendo as relações construídas em sala de aula com colegas e o professor, tendo como consequência o interesse e o estímulo da criatividade. É importante que surjam novos experimentos para serem aplicados em sala de aula, como forma de diversificar a atuação docente (Soares, 2004).