BINGO QUÍMICO: UMA ABORDAGEM GAMIFICADA NA EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE NA TABELA PERIÓDICA IMPLEMENTADA PELOS PIBIDIANOS DE QUÍMICA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108752 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 562 "inscrito_id" => 2955 "titulo" => "BINGO QUÍMICO: UMA ABORDAGEM GAMIFICADA NA EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE NA TABELA PERIÓDICA IMPLEMENTADA PELOS PIBIDIANOS DE QUÍMICA" "resumo" => "A integração de metodologias ativas no processo educacional tem se mostrado essencial para promover um aprendizado mais envolvente e significativo. Nesse contexto, a gamificação surge como uma ferramenta promissora, aproveitando os elementos lúdicos para estimular a participação e o interesse dos alunos. Este artigo explora a aplicação da metodologia ativa da gamificação, utilizando o popular jogo do bingo químico, como uma abordagem inovadora para o ensino de química, especificamente incorporando elementos da tabela periódica. A fusão destes elementos busca não apenas transmitir conhecimento, mas também instigar a curiosidade e a interação, transformando o ambiente educacional em um espaço dinâmico e estimulante. E incentivar e ajudar os adolescentes a entenderem e conhecerem os elementos da Tabela Periódica, oferecer a oportunidade da interação entre alunos de todas as idades, favorecendo as relações construídas em sala de aula com colegas e o professor, tendo como consequência o interesse e o estímulo da criatividade. É importante que surjam novos experimentos para serem aplicados em sala de aula, como forma de diversificar a atuação docente (Soares, 2004)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "BINGO QUÍMICO, LÚDICO, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "66ccb8eb445cd_26082024141835.pdf" "created_at" => "2024-08-26 14:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI MINERVINA DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "minervina.sueli@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108752 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 562 "inscrito_id" => 2955 "titulo" => "BINGO QUÍMICO: UMA ABORDAGEM GAMIFICADA NA EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE NA TABELA PERIÓDICA IMPLEMENTADA PELOS PIBIDIANOS DE QUÍMICA" "resumo" => "A integração de metodologias ativas no processo educacional tem se mostrado essencial para promover um aprendizado mais envolvente e significativo. Nesse contexto, a gamificação surge como uma ferramenta promissora, aproveitando os elementos lúdicos para estimular a participação e o interesse dos alunos. Este artigo explora a aplicação da metodologia ativa da gamificação, utilizando o popular jogo do bingo químico, como uma abordagem inovadora para o ensino de química, especificamente incorporando elementos da tabela periódica. A fusão destes elementos busca não apenas transmitir conhecimento, mas também instigar a curiosidade e a interação, transformando o ambiente educacional em um espaço dinâmico e estimulante. E incentivar e ajudar os adolescentes a entenderem e conhecerem os elementos da Tabela Periódica, oferecer a oportunidade da interação entre alunos de todas as idades, favorecendo as relações construídas em sala de aula com colegas e o professor, tendo como consequência o interesse e o estímulo da criatividade. É importante que surjam novos experimentos para serem aplicados em sala de aula, como forma de diversificar a atuação docente (Soares, 2004)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "BINGO QUÍMICO, LÚDICO, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "66ccb8eb445cd_26082024141835.pdf" "created_at" => "2024-08-26 14:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI MINERVINA DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "minervina.sueli@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }