Este artigo explora a significância da cultura das lendas do Maranhão, destacando seu impacto na identidade regional e na preservação da história local. O lócus da pesquisa foi a escola da rede pública municipal U.E.B Senador Miguel Lins no município de São Luís do Maranhão e teve como objetivo analisar como as narrativas folclóricas moldam a compreensão coletiva da cultura e tradições maranhenses, influenciando também a arte, literatura e outras expressões culturais. Para o alcance deste objetivo foram trabalhados os gêneros textuais narrativos em sala de aula através do projeto de intervenção denominado “Projeto Maranhão Mágico: Desvendando as lendas”, a pesquisa procura mostrar que este gênero literário possibilita a exploração dos mais diversos assuntos, as lendas maranhenses têm sua importância para o entretenimento do aluno, com isso aprender a ter o gosto pela literatura maranhense. A pesquisa foi embasada em referenciais bibliográficas, livros e artigos, autores específicos sobre este gênero literário. Optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa por possibilitar um aprofundamento no universo das significações das ações e relações humanas, captando valores e crenças. A coleta de dados foi iniciada a partir de conversas com as professoras, coordenadora pedagógica e pedagogos da escola e alunos. Procurou-se conhecer a percepção destes acerca das lendas maranhenses para a construção da identidade dos alunos. A partir dos resultados obtidos, observou-se que apesar da escola configurar-se como principal instância de letramento, onde podemos observar a leitura de textos literários, a mesma não tem conseguido formar um leitor literário, assim como se considera que algumas lendas maranhenses são consideradas fundamentais para o conhecimento dos alunos, de maneira a ajudá-los na formação de sua identidade.