Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES DO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107513
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 2613
    "titulo" => "ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES DO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS"
    "resumo" => "O presente estudo apresentará através de um relato de experiência as metodologias e estratégias utilizadas no ensino de Libras como L2 para alunos ouvintes, buscaremos refletir através da prática vivenciada numa turma de ensino médio de uma escola estadual no município de Apodi, do estado do Rio Grande do Norte- RN. Nossa pesquisa é embasada em Gesser (2010), na Lei 10.236 (BRASIL, 2002) e no Decreto de n° 5.626 que a regulamenta (Brasil, 2005). As aulas ocorreram através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, do subprojeto Interdisciplinar Libras/ Português, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA, campus Caraúbas-RN. Este estudo se configura como qualitativo e de relato de experiência. Destacamos a importância do ensino de Libras, com isso a necessidade da implementação da disciplina de Libras nas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2613_TB790_27032024170146.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA SARA DE MORAIS ARCANJO"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA"
    "autor_email" => "palomasara2607@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107513
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 2613
    "titulo" => "ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES DO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS"
    "resumo" => "O presente estudo apresentará através de um relato de experiência as metodologias e estratégias utilizadas no ensino de Libras como L2 para alunos ouvintes, buscaremos refletir através da prática vivenciada numa turma de ensino médio de uma escola estadual no município de Apodi, do estado do Rio Grande do Norte- RN. Nossa pesquisa é embasada em Gesser (2010), na Lei 10.236 (BRASIL, 2002) e no Decreto de n° 5.626 que a regulamenta (Brasil, 2005). As aulas ocorreram através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, do subprojeto Interdisciplinar Libras/ Português, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA, campus Caraúbas-RN. Este estudo se configura como qualitativo e de relato de experiência. Destacamos a importância do ensino de Libras, com isso a necessidade da implementação da disciplina de Libras nas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2613_TB790_27032024170146.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA SARA DE MORAIS ARCANJO"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA"
    "autor_email" => "palomasara2607@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente estudo apresentará através de um relato de experiência as metodologias e estratégias utilizadas no ensino de Libras como L2 para alunos ouvintes, buscaremos refletir através da prática vivenciada numa turma de ensino médio de uma escola estadual no município de Apodi, do estado do Rio Grande do Norte- RN. Nossa pesquisa é embasada em Gesser (2010), na Lei 10.236 (BRASIL, 2002) e no Decreto de n° 5.626 que a regulamenta (Brasil, 2005). As aulas ocorreram através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, do subprojeto Interdisciplinar Libras/ Português, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA, campus Caraúbas-RN. Este estudo se configura como qualitativo e de relato de experiência. Destacamos a importância do ensino de Libras, com isso a necessidade da implementação da disciplina de Libras nas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.