Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO PARA O ESTUDO DA NUTRIÇÃO HUMANA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109102
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 345
    "inscrito_id" => 4058
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO PARA O ESTUDO DA NUTRIÇÃO HUMANA."
    "resumo" => "O termo nutrição se relaciona a um conjunto de processos que ocorrem em diferentes regiões do corpo, em cuja etapa final os nutrientes presentes nos alimentos são absorvidos pelas células, e apresentam como função a manutenção e o funcionamento do organismo. No contexto do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o aluno precisa identificar, analisar e discutir os desafios relacionados do ponto de vista físico, emocional e social para com a sociedade, visando a conscientização e criticidade para a promoção do bem-estar e saúde do indivíduo, pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças e enfermidades. Este trabalho teve como objetivo geral identificar, analisar e discutir as vivências e os desafios referentes aos padrões de alimentação dos alunos participantes. A sequência didática foi realizada na escola EEM General Murilo Borges Moreira, com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, durante duas aulas de 50 minutos cada, através de dinâmicas reflexivas e análises de estudos de caso sobre alimentação para que houvesse uma construção de conceitos e desenvolvimento de determinadas habilidades, tornando o aluno protagonista da sua própria aprendizagem. A SD foi dividida em dois momentos, primeiramente a aplicação de uma dinâmica intitulada “Monte seu Prato” com o intuito de o aluno montar suas refeições a partir de uma perspectiva ideal de saúde e nutrição, além de identificar e diferenciar os nutrientes presentes. No segundo momento, houve a análise e discussão do estudo de caso referente a padrões de dietas. Como resultados do trabalho, foi possível identificar que os estudantes melhoraram suas compreensões sobre os padrões de alimentação saudável que foram estudados em sala de aula e também puderam fazer escolhas mais conscientes dos alimentos que irão consumir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4058_TB345_27102024142111.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS MAGALHÃES DE ALMEIDA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "magalhaesbiorodrigues94@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109102
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 345
    "inscrito_id" => 4058
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO PARA O ESTUDO DA NUTRIÇÃO HUMANA."
    "resumo" => "O termo nutrição se relaciona a um conjunto de processos que ocorrem em diferentes regiões do corpo, em cuja etapa final os nutrientes presentes nos alimentos são absorvidos pelas células, e apresentam como função a manutenção e o funcionamento do organismo. No contexto do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o aluno precisa identificar, analisar e discutir os desafios relacionados do ponto de vista físico, emocional e social para com a sociedade, visando a conscientização e criticidade para a promoção do bem-estar e saúde do indivíduo, pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças e enfermidades. Este trabalho teve como objetivo geral identificar, analisar e discutir as vivências e os desafios referentes aos padrões de alimentação dos alunos participantes. A sequência didática foi realizada na escola EEM General Murilo Borges Moreira, com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, durante duas aulas de 50 minutos cada, através de dinâmicas reflexivas e análises de estudos de caso sobre alimentação para que houvesse uma construção de conceitos e desenvolvimento de determinadas habilidades, tornando o aluno protagonista da sua própria aprendizagem. A SD foi dividida em dois momentos, primeiramente a aplicação de uma dinâmica intitulada “Monte seu Prato” com o intuito de o aluno montar suas refeições a partir de uma perspectiva ideal de saúde e nutrição, além de identificar e diferenciar os nutrientes presentes. No segundo momento, houve a análise e discussão do estudo de caso referente a padrões de dietas. Como resultados do trabalho, foi possível identificar que os estudantes melhoraram suas compreensões sobre os padrões de alimentação saudável que foram estudados em sala de aula e também puderam fazer escolhas mais conscientes dos alimentos que irão consumir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4058_TB345_27102024142111.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS MAGALHÃES DE ALMEIDA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "magalhaesbiorodrigues94@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O termo nutrição se relaciona a um conjunto de processos que ocorrem em diferentes regiões do corpo, em cuja etapa final os nutrientes presentes nos alimentos são absorvidos pelas células, e apresentam como função a manutenção e o funcionamento do organismo. No contexto do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o aluno precisa identificar, analisar e discutir os desafios relacionados do ponto de vista físico, emocional e social para com a sociedade, visando a conscientização e criticidade para a promoção do bem-estar e saúde do indivíduo, pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças e enfermidades. Este trabalho teve como objetivo geral identificar, analisar e discutir as vivências e os desafios referentes aos padrões de alimentação dos alunos participantes. A sequência didática foi realizada na escola EEM General Murilo Borges Moreira, com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, durante duas aulas de 50 minutos cada, através de dinâmicas reflexivas e análises de estudos de caso sobre alimentação para que houvesse uma construção de conceitos e desenvolvimento de determinadas habilidades, tornando o aluno protagonista da sua própria aprendizagem. A SD foi dividida em dois momentos, primeiramente a aplicação de uma dinâmica intitulada “Monte seu Prato” com o intuito de o aluno montar suas refeições a partir de uma perspectiva ideal de saúde e nutrição, além de identificar e diferenciar os nutrientes presentes. No segundo momento, houve a análise e discussão do estudo de caso referente a padrões de dietas. Como resultados do trabalho, foi possível identificar que os estudantes melhoraram suas compreensões sobre os padrões de alimentação saudável que foram estudados em sala de aula e também puderam fazer escolhas mais conscientes dos alimentos que irão consumir.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.