A tecnologia da impressão 3D existe há mais de três décadas, inicialmente sendo fechada para seus criadores. Hoje, ela é muito mais acessível para as pessoas, possibilitando seu uso em diversas áreas, como na educação, permitindo a visualização de conceitos abstratos, aprendizado prático e estímulo à criatividade e inovação. Durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do primeiro autor, realizada em uma escola pública, foi feita uma entrevista com a professora responsável pelo espaço maker, na qual ela mencionou que a escola possui duas impressoras 3D. Ela destacou que os alunos e professores não possuem conhecimento em softwares de criação, de modo que conseguem imprimir apenas modelos prontos da internet. Diante dessa demanda, vimos a oportunidade de auxiliar um grupo de alunos, apresentando o software livre FreeCAD e criando modelos com eles, uma vez que usamos essas ferramentas no laboratório Fábrica Matemática - FAB3D. Nestes encontros, inicialmente, foram desenvolvidos exercícios introdutórios sobre a criação de prismas e inserção de textos nos projetos pelo software, com os quais os alunos conseguiram modelar um tangram e chaveiros personalizados com o seu nome. Esse aprendizado serviu como base para familiarizar os alunos com o software e os conceitos básicos de modelagem 3D. Na sequência o objetivo é modelar e confeccionar poliedros diversos – que poderão ser usados nas aulas de matemática – e desafiar os alunos a criarem prismas abertos que satisfaçam as condições do princípio de Cavalieri, objetivando verificar experimentalmente esse resultado teórico. Com essas atividades, mais do que ensinar de forma lúdica e divertida, almejamos que os alunos sejam ativos no processo de desenvolvimento de materiais, proporcionando uma compreensão prática dos conceitos teóricos, além de instigá-los com o uso de uma tecnologia que está em constante crescimento no mercado de trabalho.