Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A MODELAGEM PARA IMPRESSÃO 3D: UMA PROPOSTA NO ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109257
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 557
    "inscrito_id" => 4972
    "titulo" => "EXPLORANDO A MODELAGEM PARA IMPRESSÃO 3D: UMA PROPOSTA NO ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "A tecnologia da impressão 3D existe há mais de três décadas, inicialmente sendo fechada para seus criadores. Hoje, ela é muito mais acessível para as pessoas, possibilitando seu uso em diversas áreas, como na educação, permitindo a visualização de conceitos abstratos, aprendizado prático e estímulo à criatividade e inovação. Durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do primeiro autor, realizada em uma escola pública, foi feita uma entrevista com a professora responsável pelo espaço maker, na qual ela mencionou que a escola possui duas impressoras 3D. Ela destacou que os alunos e professores não possuem conhecimento em softwares de criação, de modo que conseguem imprimir apenas modelos prontos da internet. Diante dessa demanda, vimos a oportunidade de auxiliar um grupo de alunos, apresentando o software livre FreeCAD e criando modelos com eles, uma vez que usamos essas ferramentas no laboratório Fábrica Matemática - FAB3D. Nestes encontros, inicialmente, foram desenvolvidos exercícios introdutórios sobre a criação de prismas e inserção de textos nos projetos pelo software, com os quais os alunos conseguiram modelar um tangram e chaveiros personalizados com o seu nome. Esse aprendizado serviu como base para familiarizar os alunos com o software e os conceitos básicos de modelagem 3D. Na sequência o objetivo é modelar e confeccionar poliedros diversos – que poderão ser usados nas aulas de matemática – e desafiar os alunos a criarem prismas abertos que satisfaçam as condições do princípio de Cavalieri, objetivando verificar experimentalmente esse resultado teórico. Com essas atividades, mais do que ensinar de forma lúdica e divertida, almejamos que os alunos sejam ativos no processo de desenvolvimento de materiais, proporcionando uma compreensão prática dos conceitos teóricos, além de instigá-los com o uso de uma tecnologia que está em constante crescimento no mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4972_TB557_25102024141918.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO LUIZ KORMANN"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO LUIZ K."
    "autor_email" => "47joaoluiz@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109257
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 557
    "inscrito_id" => 4972
    "titulo" => "EXPLORANDO A MODELAGEM PARA IMPRESSÃO 3D: UMA PROPOSTA NO ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "A tecnologia da impressão 3D existe há mais de três décadas, inicialmente sendo fechada para seus criadores. Hoje, ela é muito mais acessível para as pessoas, possibilitando seu uso em diversas áreas, como na educação, permitindo a visualização de conceitos abstratos, aprendizado prático e estímulo à criatividade e inovação. Durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do primeiro autor, realizada em uma escola pública, foi feita uma entrevista com a professora responsável pelo espaço maker, na qual ela mencionou que a escola possui duas impressoras 3D. Ela destacou que os alunos e professores não possuem conhecimento em softwares de criação, de modo que conseguem imprimir apenas modelos prontos da internet. Diante dessa demanda, vimos a oportunidade de auxiliar um grupo de alunos, apresentando o software livre FreeCAD e criando modelos com eles, uma vez que usamos essas ferramentas no laboratório Fábrica Matemática - FAB3D. Nestes encontros, inicialmente, foram desenvolvidos exercícios introdutórios sobre a criação de prismas e inserção de textos nos projetos pelo software, com os quais os alunos conseguiram modelar um tangram e chaveiros personalizados com o seu nome. Esse aprendizado serviu como base para familiarizar os alunos com o software e os conceitos básicos de modelagem 3D. Na sequência o objetivo é modelar e confeccionar poliedros diversos – que poderão ser usados nas aulas de matemática – e desafiar os alunos a criarem prismas abertos que satisfaçam as condições do princípio de Cavalieri, objetivando verificar experimentalmente esse resultado teórico. Com essas atividades, mais do que ensinar de forma lúdica e divertida, almejamos que os alunos sejam ativos no processo de desenvolvimento de materiais, proporcionando uma compreensão prática dos conceitos teóricos, além de instigá-los com o uso de uma tecnologia que está em constante crescimento no mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4972_TB557_25102024141918.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO LUIZ KORMANN"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO LUIZ K."
    "autor_email" => "47joaoluiz@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A tecnologia da impressão 3D existe há mais de três décadas, inicialmente sendo fechada para seus criadores. Hoje, ela é muito mais acessível para as pessoas, possibilitando seu uso em diversas áreas, como na educação, permitindo a visualização de conceitos abstratos, aprendizado prático e estímulo à criatividade e inovação. Durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do primeiro autor, realizada em uma escola pública, foi feita uma entrevista com a professora responsável pelo espaço maker, na qual ela mencionou que a escola possui duas impressoras 3D. Ela destacou que os alunos e professores não possuem conhecimento em softwares de criação, de modo que conseguem imprimir apenas modelos prontos da internet. Diante dessa demanda, vimos a oportunidade de auxiliar um grupo de alunos, apresentando o software livre FreeCAD e criando modelos com eles, uma vez que usamos essas ferramentas no laboratório Fábrica Matemática - FAB3D. Nestes encontros, inicialmente, foram desenvolvidos exercícios introdutórios sobre a criação de prismas e inserção de textos nos projetos pelo software, com os quais os alunos conseguiram modelar um tangram e chaveiros personalizados com o seu nome. Esse aprendizado serviu como base para familiarizar os alunos com o software e os conceitos básicos de modelagem 3D. Na sequência o objetivo é modelar e confeccionar poliedros diversos – que poderão ser usados nas aulas de matemática – e desafiar os alunos a criarem prismas abertos que satisfaçam as condições do princípio de Cavalieri, objetivando verificar experimentalmente esse resultado teórico. Com essas atividades, mais do que ensinar de forma lúdica e divertida, almejamos que os alunos sejam ativos no processo de desenvolvimento de materiais, proporcionando uma compreensão prática dos conceitos teóricos, além de instigá-los com o uso de uma tecnologia que está em constante crescimento no mercado de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.