EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DAS SALAS DE ENSINO REGULAR E DE RECURSOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109367 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 709 "inscrito_id" => 6004 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DAS SALAS DE ENSINO REGULAR E DE RECURSOS" "resumo" => "A educação inclusiva surge da necessidade de assegurar igualdade de oportunidades para todos, independentemente de suas habilidades e característica individuais. Isso inclui alunos com deficiência, necessidades específicas e dificuldades de aprendizagem, promovendo também a diversidade e a valorização das diferenças. No contexto da educação especial o atendimento educacional especializado (AEE) desempenha um papel crucial nesse processo, oferecendo suporte adicional e adaptando práticas pedagógicas para atender às necessidades dos alunos. Nas escolas de ensino regular, o AEE é realizado em salas de recursos multifuncionais equipadas com materiais e profissionais capacitados. Este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas e desafios enfrentados por professores da sala de ensino regular e da sala de recursos de AEE em relação à educação inclusiva, com foco em entrevistas conduzidas com professores de uma escola da rede pública do município de Codó, Maranhão, Brasil, a fim de compreender como esses profissionais lidam com a inclusão. Os docentes mencionaram os desafios na abordagem individualizada, ressaltando a complexidade e importância dessa prática, e expressaram a necessidade do suporte estrutural e da importância da formação continuada. Além disso, os resultados enfatizam a importância de investimentos em formação docente e na infraestrutura escolar adaptada, incluindo a relevância da sociedade, famílias e gestores na criação de um ambiente propício para o pleno desenvolvimento de cada aluno, promovendo assim uma educação mais inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6004_TB709_27102024234505.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINÍCIUS DE SOUSA NEGREIROS" "autor_nome_curto" => "Marcos Vinícius" "autor_email" => "marcosn@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109367 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 709 "inscrito_id" => 6004 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DAS SALAS DE ENSINO REGULAR E DE RECURSOS" "resumo" => "A educação inclusiva surge da necessidade de assegurar igualdade de oportunidades para todos, independentemente de suas habilidades e característica individuais. Isso inclui alunos com deficiência, necessidades específicas e dificuldades de aprendizagem, promovendo também a diversidade e a valorização das diferenças. No contexto da educação especial o atendimento educacional especializado (AEE) desempenha um papel crucial nesse processo, oferecendo suporte adicional e adaptando práticas pedagógicas para atender às necessidades dos alunos. Nas escolas de ensino regular, o AEE é realizado em salas de recursos multifuncionais equipadas com materiais e profissionais capacitados. Este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas e desafios enfrentados por professores da sala de ensino regular e da sala de recursos de AEE em relação à educação inclusiva, com foco em entrevistas conduzidas com professores de uma escola da rede pública do município de Codó, Maranhão, Brasil, a fim de compreender como esses profissionais lidam com a inclusão. Os docentes mencionaram os desafios na abordagem individualizada, ressaltando a complexidade e importância dessa prática, e expressaram a necessidade do suporte estrutural e da importância da formação continuada. Além disso, os resultados enfatizam a importância de investimentos em formação docente e na infraestrutura escolar adaptada, incluindo a relevância da sociedade, famílias e gestores na criação de um ambiente propício para o pleno desenvolvimento de cada aluno, promovendo assim uma educação mais inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6004_TB709_27102024234505.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINÍCIUS DE SOUSA NEGREIROS" "autor_nome_curto" => "Marcos Vinícius" "autor_email" => "marcosn@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }