O Ensino por investigação é uma abordagem didática que se baseia em promover a curiosidade natural dos alunos, incentivando-os a formular perguntas e a buscar respostas através da experimentação e pesquisa. Esta abordagem vai além da mera transmissão de conhecimento, buscando envolver os alunos de forma ativa no processo de aprendizagem. Este projeto destacou-se por adotar a abordagem do Ensino por Investigação, colocando os alunos no papel de verdadeiros investigadores e estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico. O ciclo de atividades pedagógicas foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Antônia Rangel de Farias, João Pessoa-PB, no segundo semestre de 2023, buscando proporcionar aos alunos do segundo ano do ensino médio uma experiência de aprendizado envolvente e lúdica sobre os equinodermos. Durante as atividades em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de explorar o fascinante mundo dos equinodermos, com enfoque nas espécies nativas do litoral paraibano, a fim de aproximar o tema ao aluno. Promovendo educação ambiental e estimulando o senso crítico a partir da relação do homem com a natureza. As atividades consistiram em apresentação teórica e prática sobre este grupo de animais, a qual foi enriquecida com informações fornecidas pelo Kit Didático de Invertebrados Marinhos, desenvolvido pela equipe extensionista. A avaliação da ação se deu por formulários prévio e posterior, bem como pela discussão com a turma. Ao adotar uma abordagem centrada no aluno e no desenvolvimento de habilidades, o ciclo de atividades pedagógicas evidenciou o compromisso em oferecer uma educação de qualidade, que estimule o interesse dos alunos pelo conhecimento e os prepare para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo ao ensinar o pensar na ciência. As atividades incentivam os alunos a se tornarem protagonistas de sua própria jornada educativa, capacitando-os a explorar, questionar e descobrir o mundo ao seu redor.