A compreensão de que a ludicidade mostra-se como um recurso essencial para o desenvolvimento infantil, sobretudo nas primeiras fases da infância é um dos principais impulsionadores deste artigo, que tem o intuito de ressaltar a literatura como uma ferramenta lúdica e que pode contribuir na apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Utilizando a análise de conteúdo, examinamos livros de literatura infantil contados em rodas de leituras em uma turma do último ano da educação infantil, a partir da experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, em uma escola municipal de Recife, e os reflexos de uma rotina imersa no mundo literário, observando e refletindo sobre o trabalho desenvolvido com rodas de contação de histórias feitas pela professora supervisora, além dos estudos relacionados. Além de vivenciar os benefícios que as rodas exercem na apropriação do sistema alfabético, observamos o seguimento que provoca a ludicidade em outras áreas como a resolução de conflitos em sala de aula; reconhecimento dos seus sentimentos; o conhecimento de diversas culturas e realidades; o desenvolvimento da concentração além de estimular a imaginação de forma que os estudantes comunicam seus sentimentos e priorizam o diálogo. Pudemos refletir ainda como essas habilidades são essenciais para ampliar seus conhecimentos que resultarão nas competências necessárias para desempenhar os seus papéis enquanto cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Desse modo, concluímos que as crianças tiveram significativos avanços nas suas hipóteses de escritas e na compreensão das propriedades do sistema notacional.