No percurso histórico brasileiro da biblioteca escolar, oriunda dos estudos dos jesuítas, ainda no período colonial, compreende-se, a biblioteca como algo intrínseco à educação. Deve, portanto, ser considerada corresponsável pela continuidade do processo de ensino. Paralelamente, entende-se que a cultura digital faz parte do meio comunitário e, por isso, deve adentrar no agendamento diário das escolas. Esta pesquisa aponta para uma lacuna pertinente a esse respeito, que é a inserção da tecnologia digital no espaço da biblioteca. Para tanto, objetiva-se: Compreender como um protótipo de uma biblioteca digital, mediada pela metodologia da Sequência Fedathi, pode ser aplicada como um produto tecnológico educacional, adaptado para os anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Fortaleza. A metodologia deste trabalho, em relação à abordagem, é de cunho qualitativo; quanto aos meios, esta investigação consiste em um estudo de caso. O levantamento do funcionamento da biblioteca escolar física, na rede pública municipal de ensino de Fortaleza, com suas potencialidades e dificuldades, foi de suma importância para desenhar-se o fato empírico. Em seguida, elaborou-se um curso de formação, mediado pela metodologia de ensino da Sequência Fedathi, para a formação teórica e prática dos professores lotados em bibliotecas escolares, visando a usabilidade da biblioteca digital. Sendo proposto um protótipo de biblioteca digital: Biblioteca Digital Forthistória, com o slogan: “Fortaleza, me conta uma história?”, o qual é oferecido para a rede pública municipal como uma ferramenta de ensino no contexto da biblioteca escolar da educação básica voltada para os Anos iniciais do Ensino fundamental de Fortaleza. O resultado que se desejou alcançar, após esta pesquisa, é a melhoria na qualidade de atendimento ao ambiente da biblioteca escolar, bem como o resgate e o fomento à cultura do hábito da leitura no âmbito educacional.