CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109993 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1581 "inscrito_id" => 7897 "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Desmatamento, queimadas, secas e inundações em diversos lugares do Brasil e do mundo; estes são alguns dos problemas ambientais que o planeta enfrenta atualmente. Nesse cenário, a Educação Ambiental (EA) surge como mecanismo que auxilia os estudantes a compreenderem como a ação humana contribui para os diversos problemas ambientais enfrentados, não somente pela cidade em que residem, mas por todo o planeta. Nesse ensejo, a realidade enfrentada pelos estudantes da cidade de Frecheirinha-Ce, cidade do semiárido nordestino, também observam as mudanças impostas pelas nuances do aquecimento global, como aumento de temperaturas e secas. Desta forma, o trabalho foi desenvolvido com 25 estudantes do 1° Ano do Ensino Médio, de uma escola de ensino médio de Frecheirinha, Ceará. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado, contendo 6 questões discursivas que buscavam identificar as concepções alternativas dos estudantes acerca da temática “Educação Ambiental na minha cidade”, contemplando problemas ambientais e ações do homem que contribuíam para estes problemas, assim como ações para evitá-las. Em seguida, foram promovidas discussões a respeito do tema e a realidade da comunidade. Foi observado que 40% dos estudantes nunca tiveram contato com a temática EA, porém, a análise das respostas demonstrou que mesmo sem a compreensão do que seria EA, possuíam conhecimento sobre o que a EA trata, como problemas ambientais e cuidado com o meio ambiente. Assim, a EA permite que o estudante tenha uma formação social crítica e reflexiva a respeito do meio ambiente, bem como de ações coletivas/individuais que contribuem para reduzir/amenizar os efeitos nocivos do homem na natureza. Ademais, a EA apresenta um elo entre o cidadão e a consciência ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7897_TB1581_29022024235828.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO IGOR ALVES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "franciscoigoralves@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109993 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1581 "inscrito_id" => 7897 "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Desmatamento, queimadas, secas e inundações em diversos lugares do Brasil e do mundo; estes são alguns dos problemas ambientais que o planeta enfrenta atualmente. Nesse cenário, a Educação Ambiental (EA) surge como mecanismo que auxilia os estudantes a compreenderem como a ação humana contribui para os diversos problemas ambientais enfrentados, não somente pela cidade em que residem, mas por todo o planeta. Nesse ensejo, a realidade enfrentada pelos estudantes da cidade de Frecheirinha-Ce, cidade do semiárido nordestino, também observam as mudanças impostas pelas nuances do aquecimento global, como aumento de temperaturas e secas. Desta forma, o trabalho foi desenvolvido com 25 estudantes do 1° Ano do Ensino Médio, de uma escola de ensino médio de Frecheirinha, Ceará. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado, contendo 6 questões discursivas que buscavam identificar as concepções alternativas dos estudantes acerca da temática “Educação Ambiental na minha cidade”, contemplando problemas ambientais e ações do homem que contribuíam para estes problemas, assim como ações para evitá-las. Em seguida, foram promovidas discussões a respeito do tema e a realidade da comunidade. Foi observado que 40% dos estudantes nunca tiveram contato com a temática EA, porém, a análise das respostas demonstrou que mesmo sem a compreensão do que seria EA, possuíam conhecimento sobre o que a EA trata, como problemas ambientais e cuidado com o meio ambiente. Assim, a EA permite que o estudante tenha uma formação social crítica e reflexiva a respeito do meio ambiente, bem como de ações coletivas/individuais que contribuem para reduzir/amenizar os efeitos nocivos do homem na natureza. Ademais, a EA apresenta um elo entre o cidadão e a consciência ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7897_TB1581_29022024235828.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO IGOR ALVES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "franciscoigoralves@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }