Neste ensaio, nos debruçamos sobre algumas considerações acerca da psicanálise freudiana e da Pedagogia Terapêutica proposta por João dos Santos. Tal perspectiva terapêutica coloca em evidência a necessidade de se pensar a aprendizagem numa perspectiva cognitiva e afetiva, baseado no referencial teórico desenvolvido por João dos Santos. Os estudos desenvolvidos por João dos Santos, evoca a necessidade de pensar sobre o aspecto afetivo como de relevância ímpar para o aprendizado de crianças, em particular para aquelas com dificuldades na aprendizagem. Para isso, seguindo uma abordagem de pesquisa qualitativa que nos orientou a uma reflexão com base em estudos bibliográficos, propõe-se como objetivo central indicar aproximações entre a Pedagogia Terapêutica de João dos Santos e a Psicanálise de Freud. Considera-se, então, que João dos Santos (professor, psicanalista, neurologista e pedopsiquiatra) tenha sido um dos pioneiros a pensar a importância do psicanalista ir para a escola auxiliar as crianças com dificuldade de aprendizagem. O psicanalista português promoveu uma atitude de pesquisa e estudo constante e consistente, onde se debruça sobre os estudos de seus contemporâneos na psicanálise a fim de construir uma perspectiva que considere o sofrimento infantil, as neuroses, e a angústia no desenvolvimento cognitivo e educacional infantil, engendrando esforços para jogar luz a relevância de uma promoção à saúde mental infantil.