PALMAS PARA A MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DE CACTÁCEAS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA. OXENTE, E PODE?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110623 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2465 "inscrito_id" => 10790 "titulo" => "PALMAS PARA A MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DE CACTÁCEAS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA. OXENTE, E PODE?" "resumo" => "A recomposição de aprendizagem surge como fator urgente e imprescindível à redução dos impactos causados na defasagem do ensino aprendizagem. Após a aplicação de avaliação diagnóstica, identificou-se a necessidade de tratar, o objeto de conhecimento Proporcionalidade direta e inversa das grandezas (Habilidade da BNCC - EF09MA08). Dentro da perspectiva de aliar essa necessidade ao estudo da implantação de alternativas alimentares, surgiu a ideia de se estudar a palma, cactácea largamente cultivada na região ( para uso da alimentação animal), visto que a mesma apresenta propriedades nutricionais importantes para a dieta humana. Esta prática foi desenvolvida com os alunos das turmas do 9º ano do turno da manhã da Escola Municipal Iraci Rodrigues, durante as aulas regulares de Matemática e de forma interdisciplinar com os componentes curriculares de Ciências e Geografia. Inicialmente, fora abordado em sala de aula os conceitos de forma teórica e atrelados à Metodologia Ativa Gamificação, onde os alunos eram desafiados a jogar games de celular inerentes ao tema. Com a finalidade de esclarecer questões pertinentes sobre a alimentação alternativa, conhecer seus princípios e fundamentos e aprender diferentes receitas envolvendo a palma, também foi desenvolvida a Oficina Palmas para a Matemática, onde foram elaborados sucos com polpa da palma e frutas cítricas, além de ter sido promovido um debate a respeito de preconceito e segurança alimentar, ação de suma importância para a preparação dos alunos enquanto Agentes Multiplicadores de Conhecimento. A possibilidade de trabalhar a Matemática com foco na alimentação alternativa contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis motivando e dando um novo significado ao estudo da proporcionalidade demonstrando ser possível aliar formas metodológicas alternativas de ensino ao fluxo curricular estipulado para as escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10790_TB2465_16102024173207.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUDRAY MARIA SILVEIRA NEVES GALDINO" "autor_nome_curto" => "AUDRAY SILVEIRA" "autor_email" => "audraysilveiraatelie@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110623 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2465 "inscrito_id" => 10790 "titulo" => "PALMAS PARA A MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DE CACTÁCEAS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA. OXENTE, E PODE?" "resumo" => "A recomposição de aprendizagem surge como fator urgente e imprescindível à redução dos impactos causados na defasagem do ensino aprendizagem. Após a aplicação de avaliação diagnóstica, identificou-se a necessidade de tratar, o objeto de conhecimento Proporcionalidade direta e inversa das grandezas (Habilidade da BNCC - EF09MA08). Dentro da perspectiva de aliar essa necessidade ao estudo da implantação de alternativas alimentares, surgiu a ideia de se estudar a palma, cactácea largamente cultivada na região ( para uso da alimentação animal), visto que a mesma apresenta propriedades nutricionais importantes para a dieta humana. Esta prática foi desenvolvida com os alunos das turmas do 9º ano do turno da manhã da Escola Municipal Iraci Rodrigues, durante as aulas regulares de Matemática e de forma interdisciplinar com os componentes curriculares de Ciências e Geografia. Inicialmente, fora abordado em sala de aula os conceitos de forma teórica e atrelados à Metodologia Ativa Gamificação, onde os alunos eram desafiados a jogar games de celular inerentes ao tema. Com a finalidade de esclarecer questões pertinentes sobre a alimentação alternativa, conhecer seus princípios e fundamentos e aprender diferentes receitas envolvendo a palma, também foi desenvolvida a Oficina Palmas para a Matemática, onde foram elaborados sucos com polpa da palma e frutas cítricas, além de ter sido promovido um debate a respeito de preconceito e segurança alimentar, ação de suma importância para a preparação dos alunos enquanto Agentes Multiplicadores de Conhecimento. A possibilidade de trabalhar a Matemática com foco na alimentação alternativa contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis motivando e dando um novo significado ao estudo da proporcionalidade demonstrando ser possível aliar formas metodológicas alternativas de ensino ao fluxo curricular estipulado para as escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10790_TB2465_16102024173207.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUDRAY MARIA SILVEIRA NEVES GALDINO" "autor_nome_curto" => "AUDRAY SILVEIRA" "autor_email" => "audraysilveiraatelie@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }