A escola pública deve ser um espaço democrático voltado para a formação integral dos estudantes, envolvendo não só a produção de saberes mas a formação da cidadania, a democracia e o respeito às religiões e àqueles que se denominam sem religião. Nesse contexto, a estrutura do Ensino Fundamental é integrada pelo componente curricular Ensino Religioso que se apresenta como importante cenário de debate e valorização da diversidade religiosa e cultural. Entretanto, embora a trajetória da formação dos professores de Ensino Religioso no Brasil tenha sido marcada por grandes avanços, muitos ainda são os desafios enfrentados pelos docentes. Assim, o objetivo principal deste trabalho em andamento é elaborar uma proposta de Curso de Formação Continuada para os Professores de Ensino Religioso das escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Para alcançar esse objetivo, está sendo feito um levantamento bibliográfico a fim de analisar os fundamentos epistemológicos do Ensino Religioso, o contexto histórico e principais avanços legais da formação docente, os fundamentos do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular e o papel do professor como mediador do conhecimento, bem como os desafios enfrentados em sua prática docente. Na sequência, serão realizadas entrevistas com um grupo de professores, momento em que será possível conhecer as metodologias utilizadas, a formação acadêmica e as dificuldades vivenciadas no contexto escolar. Após a obtenção e análise dos dados da pesquisa, será elaborado um Programa de Formação Continuada para os professores de Ensino Religioso. Ao concluir este trabalho, espera-se contribuir para melhorias no espaço das escolas públicas como um ambiente laico, democrático e a oferta de um Ensino Religioso ético e inclusivo.