Este trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da utilização de materiais didáticos não convencionais dentro do ambiente escolar, uma vez que, o modelo de transmissão de conhecimento unidirecional tradicionalista não apresenta resultados tão significativos ao estímulo e aperfeiçoamento do pensamento crítico-criativo do aluno, não agregando o conhecimento prévio dele, construído através da interação entre indivíduo e ambiente. Além disso, o trabalho descreve uma experiência de prática pedagógica realizada numa instituição de ensino privada em São Luís, Maranhão, com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, totalizando a participação de seis turmas, no mês de outubro de 2023, como parte de uma das atividades extensionista do grupo Lecbio (Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia), do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo, explorando a utilização da caixa entomológica como ferramenta didática de ensino. Ao utilizar essa alternativa de abordagem diferenciada, o objetivo dos educadores não passa a ser somente a transmissão das informações teóricas, mas também o alavancamento da participação do aluno dentro das atividades, instigando a curiosidade e a busca pelo conhecimento científico, integrada ao conhecimento prévio ou sociocultural do aluno, tornando a aula imersiva com metodologia ativa, onde a imagem do professor que antes era de detentor único do conhecimento, passa a se tornar uma figura de direcionador da aprendizagem. Além da utilização do pensamento crítico, promoveu-se a aplicabilidade das habilidades cognitivas dos alunos, como a observação e adivinhação, durante a execução da atividade, ampliando os conhecimentos sobre os insetos. Portanto, este trabalho não apenas relata uma experiência específica de prática pedagógica, mas também contribui para o debate sobre metodologias de ensino mais eficazes e engajadoras, que possam verdadeiramente potencializar o aprendizado e o desenvolvimento integral dos alunos.