ELABORAÇÃO DE UM CURTA METRAGEM E SUA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110753 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2637 "inscrito_id" => 11167 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UM CURTA METRAGEM E SUA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente trabalho versa, em linhas gerais, sobre a criação de um curta metragem e sua aplicação como ferramenta pedagógica para estimular a curiosidade e fomentar o aprendizado na área de Ciências entre os estudantes da educação básica (EB). Com o avanço acelerado das ferramentas ligadas à tecnologia e as decorrentes mudanças nas relações entre alunos e professores, mostram-se necessárias algumas modificações nas metodologias de ensino, visando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. O interior da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) apresenta-nos a esse desafio ao abordar competências ligadas à Cultura Digital, as quais reforçam a necessidade de usar a tecnologia e esses novos modos de agir e se relacionar no interior das salas de aula, desde a EB. Trabalhos em grupo, como a criação de vídeos explicativos acerca de determinado assunto de alguma componente curricular, podem facilitar o entendimento por parte dos estudantes, além de desenvolverem habilidades bastante requisitadas no cenário atual, como criatividade, adaptabilidade, liderança, colaboração, entre outros. Os achados positivos de nossa pesquisa frente à execução de tal atividade, de natureza exploratória, realizada com estudantes das séries finais do Ensino Médio em uma escola particular do Recife, Pernambuco, apontam que a preparação e a visualização dos vídeos apoiou a construção do conhecimento visto em sala de aula e tornou-o mais divertido e interessante para os estudantes, oportunizando maior entendimento, por parte dos jovens, acerca das ciências naturais e sua aplicabilidade no dia a dia, relacionando fenômenos e conteúdos teóricos e conceituais construídos nas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11167_TB2637_08042024132842.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO TARGINO BARAUNA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigo.barauna@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110753 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2637 "inscrito_id" => 11167 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UM CURTA METRAGEM E SUA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente trabalho versa, em linhas gerais, sobre a criação de um curta metragem e sua aplicação como ferramenta pedagógica para estimular a curiosidade e fomentar o aprendizado na área de Ciências entre os estudantes da educação básica (EB). Com o avanço acelerado das ferramentas ligadas à tecnologia e as decorrentes mudanças nas relações entre alunos e professores, mostram-se necessárias algumas modificações nas metodologias de ensino, visando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. O interior da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) apresenta-nos a esse desafio ao abordar competências ligadas à Cultura Digital, as quais reforçam a necessidade de usar a tecnologia e esses novos modos de agir e se relacionar no interior das salas de aula, desde a EB. Trabalhos em grupo, como a criação de vídeos explicativos acerca de determinado assunto de alguma componente curricular, podem facilitar o entendimento por parte dos estudantes, além de desenvolverem habilidades bastante requisitadas no cenário atual, como criatividade, adaptabilidade, liderança, colaboração, entre outros. Os achados positivos de nossa pesquisa frente à execução de tal atividade, de natureza exploratória, realizada com estudantes das séries finais do Ensino Médio em uma escola particular do Recife, Pernambuco, apontam que a preparação e a visualização dos vídeos apoiou a construção do conhecimento visto em sala de aula e tornou-o mais divertido e interessante para os estudantes, oportunizando maior entendimento, por parte dos jovens, acerca das ciências naturais e sua aplicabilidade no dia a dia, relacionando fenômenos e conteúdos teóricos e conceituais construídos nas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11167_TB2637_08042024132842.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO TARGINO BARAUNA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigo.barauna@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }