A ATRATIVIDADE DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE - INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA PARA A CARREIRA DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110801 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2699 "inscrito_id" => 11191 "titulo" => "A ATRATIVIDADE DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE - INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA PARA A CARREIRA DOCENTE" "resumo" => "Ser professor tem se tornado cada vez mais difícil. No Brasil, o número de jovens que optam pela docência tem diminuído cada vez mais e esse cenário tem preocupado pesquisadores, governos e gestores educacionais que já enfrentam uma carência de docentes em todos os níveis de ensino. O abandono da docência e a baixa procura dos jovens pelo magistério são uma das razões para a carência desses profissionais. A docência, uma vez desvalorizada, abre espaço para que os jovens optem por outras áreas que exigem o mesmo nível de formação acadêmica. Diante disso, esse cenário despertou o nosso interesse em identificar e refletir acerca da atratividade dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. Para tanto, esta pesquisa realizada em 2022, buscou identificar o nível de interesse dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. A amostragem compreendeu cerca de 26% dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/CBVZO. Dos estudantes pesquisados, cerca de 74% responderam que pretendem prestar vestibular, 22% responderam que talvez e 4% não pretendem prestar vestibular. Quando perguntamos aos estudantes por quais motivos não cursariam um curso de licenciatura, a maioria destacou que os motivos são baixa remuneração, desvalorização social da profissão, desinteresse e desrespeito dos estudantes. Embora a maioria dos pesquisados não queira ser docente, 61,2% consideram o professor como a profissão mais importante na sociedade. Diante disso, acreditamos que é preciso valorizar a carreira docente, pois se não houver atratividade e valorização da carreira, a maioria dos estudantes continuará escolhendo as carreiras mais prestigiadas e valorizadas, como medicina, direito e engenharias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11191_TB2699_18102024110823.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORRAYNE ISABELLE PAZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Isabelle" "autor_email" => "lorrayneisabelleoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO (CEUCLAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110801 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2699 "inscrito_id" => 11191 "titulo" => "A ATRATIVIDADE DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE - INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA PARA A CARREIRA DOCENTE" "resumo" => "Ser professor tem se tornado cada vez mais difícil. No Brasil, o número de jovens que optam pela docência tem diminuído cada vez mais e esse cenário tem preocupado pesquisadores, governos e gestores educacionais que já enfrentam uma carência de docentes em todos os níveis de ensino. O abandono da docência e a baixa procura dos jovens pelo magistério são uma das razões para a carência desses profissionais. A docência, uma vez desvalorizada, abre espaço para que os jovens optem por outras áreas que exigem o mesmo nível de formação acadêmica. Diante disso, esse cenário despertou o nosso interesse em identificar e refletir acerca da atratividade dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. Para tanto, esta pesquisa realizada em 2022, buscou identificar o nível de interesse dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. A amostragem compreendeu cerca de 26% dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/CBVZO. Dos estudantes pesquisados, cerca de 74% responderam que pretendem prestar vestibular, 22% responderam que talvez e 4% não pretendem prestar vestibular. Quando perguntamos aos estudantes por quais motivos não cursariam um curso de licenciatura, a maioria destacou que os motivos são baixa remuneração, desvalorização social da profissão, desinteresse e desrespeito dos estudantes. Embora a maioria dos pesquisados não queira ser docente, 61,2% consideram o professor como a profissão mais importante na sociedade. Diante disso, acreditamos que é preciso valorizar a carreira docente, pois se não houver atratividade e valorização da carreira, a maioria dos estudantes continuará escolhendo as carreiras mais prestigiadas e valorizadas, como medicina, direito e engenharias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11191_TB2699_18102024110823.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORRAYNE ISABELLE PAZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Isabelle" "autor_email" => "lorrayneisabelleoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO (CEUCLAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }