O conhecimento sobre políticas públicas ambientais é fundamental para capacitar os jovens a se tornarem cidadãos informados, engajados e inovadores na busca de soluções para os desafios ambientais. Esta pesquisa visa avaliar o conhecimento e as percepções dos alunos do 1° ano do Ensino Médio da rede estadual no Município de Guarabira, Paraíba, sobre políticas públicas ambientais e suas aplicações práticas em sua localidade. A pesquisa utilizará uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para obter uma compreensão abrangente do assunto. Os questionários serão aplicados a 200 alunos selecionados aleatoriamente para coletar dados quantitativos sobre seus conhecimentos e percepções. Além disso, grupos focais serão conduzidos com um subconjunto de alunos para explorar seus entendimentos e experiências mais profundamente. Os resultados da pesquisa fornecerão insights sobre o nível de conhecimento dos alunos sobre políticas públicas ambientais, sua capacidade de aplicá-las em situações práticas e suas percepções sobre a implementação dessas políticas em sua localidade. Isso permitirá identificar lacunas no conhecimento e desenvolver estratégias educacionais direcionadas para melhorar a compreensão dos alunos sobre essas políticas e seu papel na proteção ambiental. Os resultados informarão aos formuladores de políticas e educadores locais sobre como adaptar as políticas e os programas educacionais para atender às necessidades específicas da comunidade de Guarabira. Em resumo, esta pesquisa pode contribui para uma melhor compreensão do conhecimento e das percepções dos jovens sobre políticas públicas ambientais, fornecendo informações valiosas para fortalecer a educação ambiental, promover a participação cívica e capacitar os jovens a se tornarem cidadãos ambientalmente conscientes e engajados, equipados para enfrentar os desafios ambientais de seu tempo.