Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CENTRO EDUCA MAIS PROFESSOR RIBAMAR TORRES – PASTOS BONS/MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111083
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3117
    "inscrito_id" => 11095
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CENTRO EDUCA MAIS PROFESSOR RIBAMAR TORRES – PASTOS BONS/MA"
    "resumo" => "A pesquisa desenvolvida no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, localizado em Pastos Bons/MA, teve como propósito primordial analisar o impacto das Tecnologias Digitais (TDs) no processo de ensino-aprendizagem, fundamentada em estudos anteriores, tais como os de Correia (2013) e Scuisato (2016). Empregando uma metodologia quantitativa-descritiva, Utilizou-se uma abordagem metodológica baseada em questionários aplicados aos professores, cujas respostas foram analisadas e sintetizadas, além da geração de gráficos para representação visual dos dados. Os resultados obtidos revelaram que aproximadamente 64,3% dos professores entrevistados reconhecem a relevância das TDs na promoção de uma aprendizagem ativa, criativa e crítica, corroborando descobertas prévias. Entretanto, identificaram-se obstáculos significativos, incluindo o acesso limitado a recursos tecnológicos e a escassez de incentivo à formação continuada, em consonância com a literatura existente. Estratégias adaptativas, como a adaptação de materiais didáticos e a integração de jogos educativos, foram sugeridas como meios para contornar essas dificuldades. Apesar do reconhecimento da importância das TDs, os professores expressaram insatisfação com a assistência em formação continuada e suporte técnico, refletindo conclusões anteriores. Assim, torna-se evidente a necessidade premente de investimento em capacitação profissional e melhoria da infraestrutura para otimizar os benefícios das TDs no contexto educacional. Por meio dessas medidas, é possível fomentar uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada às exigências contemporâneas, em conformidade com os achados de estudos prévios conduzidos por Vieira et al. (2020), Lira (2018) e Scuisato (2016). Essa abordagem abrangente e fundamentada pode proporcionar insights valiosos para aprimorar o uso das TDs e promover melhores práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11095_TB3117_26102024141949.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Edilene dos San"
    "autor_email" => "edilene.physical@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111083
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3117
    "inscrito_id" => 11095
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CENTRO EDUCA MAIS PROFESSOR RIBAMAR TORRES – PASTOS BONS/MA"
    "resumo" => "A pesquisa desenvolvida no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, localizado em Pastos Bons/MA, teve como propósito primordial analisar o impacto das Tecnologias Digitais (TDs) no processo de ensino-aprendizagem, fundamentada em estudos anteriores, tais como os de Correia (2013) e Scuisato (2016). Empregando uma metodologia quantitativa-descritiva, Utilizou-se uma abordagem metodológica baseada em questionários aplicados aos professores, cujas respostas foram analisadas e sintetizadas, além da geração de gráficos para representação visual dos dados. Os resultados obtidos revelaram que aproximadamente 64,3% dos professores entrevistados reconhecem a relevância das TDs na promoção de uma aprendizagem ativa, criativa e crítica, corroborando descobertas prévias. Entretanto, identificaram-se obstáculos significativos, incluindo o acesso limitado a recursos tecnológicos e a escassez de incentivo à formação continuada, em consonância com a literatura existente. Estratégias adaptativas, como a adaptação de materiais didáticos e a integração de jogos educativos, foram sugeridas como meios para contornar essas dificuldades. Apesar do reconhecimento da importância das TDs, os professores expressaram insatisfação com a assistência em formação continuada e suporte técnico, refletindo conclusões anteriores. Assim, torna-se evidente a necessidade premente de investimento em capacitação profissional e melhoria da infraestrutura para otimizar os benefícios das TDs no contexto educacional. Por meio dessas medidas, é possível fomentar uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada às exigências contemporâneas, em conformidade com os achados de estudos prévios conduzidos por Vieira et al. (2020), Lira (2018) e Scuisato (2016). Essa abordagem abrangente e fundamentada pode proporcionar insights valiosos para aprimorar o uso das TDs e promover melhores práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11095_TB3117_26102024141949.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Edilene dos San"
    "autor_email" => "edilene.physical@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa desenvolvida no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, localizado em Pastos Bons/MA, teve como propósito primordial analisar o impacto das Tecnologias Digitais (TDs) no processo de ensino-aprendizagem, fundamentada em estudos anteriores, tais como os de Correia (2013) e Scuisato (2016). Empregando uma metodologia quantitativa-descritiva, Utilizou-se uma abordagem metodológica baseada em questionários aplicados aos professores, cujas respostas foram analisadas e sintetizadas, além da geração de gráficos para representação visual dos dados. Os resultados obtidos revelaram que aproximadamente 64,3% dos professores entrevistados reconhecem a relevância das TDs na promoção de uma aprendizagem ativa, criativa e crítica, corroborando descobertas prévias. Entretanto, identificaram-se obstáculos significativos, incluindo o acesso limitado a recursos tecnológicos e a escassez de incentivo à formação continuada, em consonância com a literatura existente. Estratégias adaptativas, como a adaptação de materiais didáticos e a integração de jogos educativos, foram sugeridas como meios para contornar essas dificuldades. Apesar do reconhecimento da importância das TDs, os professores expressaram insatisfação com a assistência em formação continuada e suporte técnico, refletindo conclusões anteriores. Assim, torna-se evidente a necessidade premente de investimento em capacitação profissional e melhoria da infraestrutura para otimizar os benefícios das TDs no contexto educacional. Por meio dessas medidas, é possível fomentar uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada às exigências contemporâneas, em conformidade com os achados de estudos prévios conduzidos por Vieira et al. (2020), Lira (2018) e Scuisato (2016). Essa abordagem abrangente e fundamentada pode proporcionar insights valiosos para aprimorar o uso das TDs e promover melhores práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.