O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CENTRO EDUCA MAIS PROFESSOR RIBAMAR TORRES – PASTOS BONS/MA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111083 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3117 "inscrito_id" => 11095 "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CENTRO EDUCA MAIS PROFESSOR RIBAMAR TORRES – PASTOS BONS/MA" "resumo" => "A pesquisa desenvolvida no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, localizado em Pastos Bons/MA, teve como propósito primordial analisar o impacto das Tecnologias Digitais (TDs) no processo de ensino-aprendizagem, fundamentada em estudos anteriores, tais como os de Correia (2013) e Scuisato (2016). Empregando uma metodologia quantitativa-descritiva, Utilizou-se uma abordagem metodológica baseada em questionários aplicados aos professores, cujas respostas foram analisadas e sintetizadas, além da geração de gráficos para representação visual dos dados. Os resultados obtidos revelaram que aproximadamente 64,3% dos professores entrevistados reconhecem a relevância das TDs na promoção de uma aprendizagem ativa, criativa e crítica, corroborando descobertas prévias. Entretanto, identificaram-se obstáculos significativos, incluindo o acesso limitado a recursos tecnológicos e a escassez de incentivo à formação continuada, em consonância com a literatura existente. Estratégias adaptativas, como a adaptação de materiais didáticos e a integração de jogos educativos, foram sugeridas como meios para contornar essas dificuldades. Apesar do reconhecimento da importância das TDs, os professores expressaram insatisfação com a assistência em formação continuada e suporte técnico, refletindo conclusões anteriores. Assim, torna-se evidente a necessidade premente de investimento em capacitação profissional e melhoria da infraestrutura para otimizar os benefícios das TDs no contexto educacional. Por meio dessas medidas, é possível fomentar uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada às exigências contemporâneas, em conformidade com os achados de estudos prévios conduzidos por Vieira et al. (2020), Lira (2018) e Scuisato (2016). Essa abordagem abrangente e fundamentada pode proporcionar insights valiosos para aprimorar o uso das TDs e promover melhores práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11095_TB3117_26102024141949.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "Edilene dos San" "autor_email" => "edilene.physical@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111083 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3117 "inscrito_id" => 11095 "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CENTRO EDUCA MAIS PROFESSOR RIBAMAR TORRES – PASTOS BONS/MA" "resumo" => "A pesquisa desenvolvida no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, localizado em Pastos Bons/MA, teve como propósito primordial analisar o impacto das Tecnologias Digitais (TDs) no processo de ensino-aprendizagem, fundamentada em estudos anteriores, tais como os de Correia (2013) e Scuisato (2016). Empregando uma metodologia quantitativa-descritiva, Utilizou-se uma abordagem metodológica baseada em questionários aplicados aos professores, cujas respostas foram analisadas e sintetizadas, além da geração de gráficos para representação visual dos dados. Os resultados obtidos revelaram que aproximadamente 64,3% dos professores entrevistados reconhecem a relevância das TDs na promoção de uma aprendizagem ativa, criativa e crítica, corroborando descobertas prévias. Entretanto, identificaram-se obstáculos significativos, incluindo o acesso limitado a recursos tecnológicos e a escassez de incentivo à formação continuada, em consonância com a literatura existente. Estratégias adaptativas, como a adaptação de materiais didáticos e a integração de jogos educativos, foram sugeridas como meios para contornar essas dificuldades. Apesar do reconhecimento da importância das TDs, os professores expressaram insatisfação com a assistência em formação continuada e suporte técnico, refletindo conclusões anteriores. Assim, torna-se evidente a necessidade premente de investimento em capacitação profissional e melhoria da infraestrutura para otimizar os benefícios das TDs no contexto educacional. Por meio dessas medidas, é possível fomentar uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada às exigências contemporâneas, em conformidade com os achados de estudos prévios conduzidos por Vieira et al. (2020), Lira (2018) e Scuisato (2016). Essa abordagem abrangente e fundamentada pode proporcionar insights valiosos para aprimorar o uso das TDs e promover melhores práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11095_TB3117_26102024141949.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "Edilene dos San" "autor_email" => "edilene.physical@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }