A pesquisa desenvolvida no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, localizado em Pastos Bons/MA, teve como propósito primordial analisar o impacto das Tecnologias Digitais (TDs) no processo de ensino-aprendizagem, fundamentada em estudos anteriores, tais como os de Correia (2013) e Scuisato (2016). Empregando uma metodologia quantitativa-descritiva, Utilizou-se uma abordagem metodológica baseada em questionários aplicados aos professores, cujas respostas foram analisadas e sintetizadas, além da geração de gráficos para representação visual dos dados. Os resultados obtidos revelaram que aproximadamente 64,3% dos professores entrevistados reconhecem a relevância das TDs na promoção de uma aprendizagem ativa, criativa e crítica, corroborando descobertas prévias. Entretanto, identificaram-se obstáculos significativos, incluindo o acesso limitado a recursos tecnológicos e a escassez de incentivo à formação continuada, em consonância com a literatura existente. Estratégias adaptativas, como a adaptação de materiais didáticos e a integração de jogos educativos, foram sugeridas como meios para contornar essas dificuldades. Apesar do reconhecimento da importância das TDs, os professores expressaram insatisfação com a assistência em formação continuada e suporte técnico, refletindo conclusões anteriores. Assim, torna-se evidente a necessidade premente de investimento em capacitação profissional e melhoria da infraestrutura para otimizar os benefícios das TDs no contexto educacional. Por meio dessas medidas, é possível fomentar uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada às exigências contemporâneas, em conformidade com os achados de estudos prévios conduzidos por Vieira et al. (2020), Lira (2018) e Scuisato (2016). Essa abordagem abrangente e fundamentada pode proporcionar insights valiosos para aprimorar o uso das TDs e promover melhores práticas pedagógicas.