Esta pesquisa investigou os pressupostos econômicos e políticos que orientaram a Resolução CNE 02/2019, que definia as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica instituindo a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e seus desdobramentos na formação docente a partir da reedição da Pedagogia das Competências, em resposta ao processo de reestruturação produtiva do capitalismo. Trata-se de uma pesquisa realizada em um projeto de pesquisa que teve como objetivo fomentar os estudos que investigam as intencionalidades econômicas e políticas que orientam a BNC-Formação, tanto para a formação dos professores, quanto para a gestão acadêmica, desvelando suas intencionalidades. A metodologia aplicada foi uma pesquisa de cunho qualitativa amparada no método dialético, tratando-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e documental. Os materiais estudados foram: a teoria econômica marxista de Osvaldo Coggiola, Economia política: uma introdução crítica de José Paulo Netto e a Pedagogia das Competências e a Formação de Professores: Breves Considerações Críticas de Francisca Helena de Oliveira Holanda, Helena Freres, Laurinete Paiva Gonçalves: Ricardo Antunes, Carlos Montaño e Maria Lúcia Duriguetto acerca do processo de reestruturação produtiva; Dalila de Oliveira e Vera Maria Peroni Sobre os desdobramentos desse processo na educação, e um exame do documento da Resolução n° 2, de 20 de dezembro de 2019 que estabelece a BNC-Formação. Concluímos que a atual BNC-Formação 02/2019 opera em sintonia com os princípios neoliberais, colaborando com a tentativa de formatação, fragmentação e esvaziamento da formação de professores, ancorada na chamada Pedagogia das Competências, tornando-se urgente fortalecer o movimento nacional “Revoga BNC” que é um símbolo de resistência docente.