A masculinidade tem sido uma temática que necessariamente exige um olhar mais atento dentro da educação e para tanto os professores deveriam tratar essa discussão de forma mais esclarecedora com seus alunos. Dessa forma, uma série de situações-problemas encontradas, possivelmente são resolvidas em salas de aula. Nos últimos anos, a discussão em torno da identidade do homem contemporâneo sugere que há uma verdadeira crise da masculinidade. Sendo muito provável que em algum momento da sua vida você já tenha ouvido a expressão “homem não chora”. Pode ser que a tenha ouvido, inclusive, dentro da escola. Já parou para pensar se isso faz sentido? Portanto, nosso estudo busca compreender como vem sendo tratada essa questão masculinidade ou masculinidades no espaço escolar. Assim sendo, após debruçarmos na literatura foi realizado um levantamento de dados realizado no banco de resumos de dissertações da Coordenação CAPES, concluídas no último triênio em universidades públicas e privadas, para avaliar como a temática está sendo tratada e ainda refletindo sobre masculinidade como uma questão importante no cotidiano escolar, que serão analisadas cuidadosamente tratadas com vista abordagem quanti-qualitativa. Com a coleta das dissertações coerentes com as temáticas tivemos a oportunidade de tabular os resultados das dissertações relacionadas à masculinidade, cujo resultado será cuidadosamente tratado com vista abordagem quanti-qualitativa. E após a etapa de coleta, num próximo passo os dados serão tratados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta (BARDIN,2016). Com o resultado desse estudo em questão espera-se promover palestras e rodas de conversa no Curso de Pedagogia, de forma educativa e reflexiva a respeito do tema masculinidade pois a proposta é basilar no fortalecendo do respeito e valores éticos admitindo assim benefícios do cidadão, com o objetivo de sensibilizar os atuais e futuros docentes, em relação à temática.