PADAGOGIAS DO CANGAÇO: TESSITURAS EDUCATIVAS A PARTIR DO MUSEU DO CANGAÇO DE SERRA TALHADA-PE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111346 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3481 "inscrito_id" => 3781 "titulo" => "PADAGOGIAS DO CANGAÇO: TESSITURAS EDUCATIVAS A PARTIR DO MUSEU DO CANGAÇO DE SERRA TALHADA-PE" "resumo" => "A presente pesquisa parte dos espaços-tempos do Museu do Cangaço de Serra Talhada-PE, considerando suas possíveis potencialidades educativas por meio das dinâmicas de atividades artístico-culturais-históricas propostas. Desse modo, problematiza-se: Quais as possíveis potencialidades das vivências do Museu do Cangaço enquanto coletivo educativo para a formação crítica e político-cultural dos sujeitos sociais? Com isso, objetiva-se refletir as potencialidades das vivências do Museu do Cangaço enquanto coletivo educativo para a formação crítica e político-cultural dos sujeitos sociais. A metodologia parte de um levantamento bibliográfico, tendo em vista uma revisão de literatura que compreende os museus como espaços de educação insurgente para a formação crítica dos/as cidadãos/ãs. Em seguida, aplicou-se uma entrevista semiestruturada direcionada aos/às arte-educadores/as que promovem práticas educativas nos espaços-tempos do Museu. Por fim, compreende-se que o Museu do Cangaço, espaço de educação não formal, se apresenta como uma fonte de inspiração para o fortalecimento da cultura serra- talhadense a qual é considerada a capital do Xaxado. As narrativas e práticas educativas promovidas pelo Museu (danças populares, oficinas de teatro, artesanato e momentos de convivência e estudos sobre a cultura e história do cangaço) configuram-se como Pedagogias do cangaço e, sobretudo, insurgentes, possibilitando a formação crítico-cultural dos sujeitos sociais que têm contato com as práticas artístico-culturais desse espaço. Vale ressaltar, também, que o Museu colabora com o aprofundamento da Arte, da Literatura e da História por meio das atividades propostas, sendo um espaço educativo de formação humana importante para as escolas do munícipio e região apresentarem aos/às estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3781_TB3481_08042024224633.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH RODRIGUES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RUTH" "autor_email" => "ruth.barbosa@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111346 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3481 "inscrito_id" => 3781 "titulo" => "PADAGOGIAS DO CANGAÇO: TESSITURAS EDUCATIVAS A PARTIR DO MUSEU DO CANGAÇO DE SERRA TALHADA-PE" "resumo" => "A presente pesquisa parte dos espaços-tempos do Museu do Cangaço de Serra Talhada-PE, considerando suas possíveis potencialidades educativas por meio das dinâmicas de atividades artístico-culturais-históricas propostas. Desse modo, problematiza-se: Quais as possíveis potencialidades das vivências do Museu do Cangaço enquanto coletivo educativo para a formação crítica e político-cultural dos sujeitos sociais? Com isso, objetiva-se refletir as potencialidades das vivências do Museu do Cangaço enquanto coletivo educativo para a formação crítica e político-cultural dos sujeitos sociais. A metodologia parte de um levantamento bibliográfico, tendo em vista uma revisão de literatura que compreende os museus como espaços de educação insurgente para a formação crítica dos/as cidadãos/ãs. Em seguida, aplicou-se uma entrevista semiestruturada direcionada aos/às arte-educadores/as que promovem práticas educativas nos espaços-tempos do Museu. Por fim, compreende-se que o Museu do Cangaço, espaço de educação não formal, se apresenta como uma fonte de inspiração para o fortalecimento da cultura serra- talhadense a qual é considerada a capital do Xaxado. As narrativas e práticas educativas promovidas pelo Museu (danças populares, oficinas de teatro, artesanato e momentos de convivência e estudos sobre a cultura e história do cangaço) configuram-se como Pedagogias do cangaço e, sobretudo, insurgentes, possibilitando a formação crítico-cultural dos sujeitos sociais que têm contato com as práticas artístico-culturais desse espaço. Vale ressaltar, também, que o Museu colabora com o aprofundamento da Arte, da Literatura e da História por meio das atividades propostas, sendo um espaço educativo de formação humana importante para as escolas do munícipio e região apresentarem aos/às estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3781_TB3481_08042024224633.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH RODRIGUES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RUTH" "autor_email" => "ruth.barbosa@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }