OLIVEIRA, Roberto Jose De Andrade et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109895>. Acesso em: 14/11/2024 13:43
Pernambuco é um estado brasileiro reconhecido por sua riqueza cultural e biodiversidade, e enfrenta desafios significativos à conservação desses recursos. No contexto educacional, abordagens inovadoras são empregadas para enfrentar essas problemáticas, sendo os jogos didáticos uma alternativa para engajar os estudantes de forma lúdica e integrada. Este estudo visa apresentar as contribuições de um jogo didático aplicado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência (PIBID) para estudantes de uma escola pública em Pernambuco. Os estudantes foram convidados a participar do jogo em espaços livres da escola. Cada participante escolhia uma peça inspirada em lendas, personagens culturais ou espécies locais, recebendo a história correspondente. O jogo, um tabuleiro em 3D, consistia em vinte e uma etapas que exploravam desde curiosidades sobre os biomas pernambucanos até os impactos das atividades humanas sobre esses ecossistemas. Os bolsistas desempenharam o papel de mediadores, facilitando discussões e reflexões sobre as problemáticas propostas. O jogo demonstrou ser uma ferramenta eficaz para promover um senso de identidade e pertencimento entre os participantes, especialmente para os pernambucanos. Além disso, pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e proporcionou um ambiente de aprendizagem descontraído e único. O tabuleiro mostrou-se facilmente adaptável a outros estados, permitindo a exploração de suas particularidades. Diante dos resultados obtidos, evidencia-se a importância de ampliar as metodologias de ensino de Biologia que coloquem os estudantes como protagonistas, abordando temáticas relevantes para a formação de cidadãos críticos e conscientes da importância da conservação ambiental.