FLORESCER COGNITIVO: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111421 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3586 "inscrito_id" => 11917 "titulo" => "FLORESCER COGNITIVO: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO" "resumo" => "A educação é de suma importância no desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. Em um cenário que jovens em situação de vulnerabilidade social e com deficiências são excluídos do processo de aprendizagem, surge a necessidade de se pensar estratégias para uma educação inclusiva, admitindo decisões imediatas que promovam equidade e torne a escola um lugar que oportunize a formação integral de cidadãos. Diante do exposto, este trabalho relata a metodologia e os desafios de um projeto de extensão do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado São João da Barra (IFFCASJB), denominado Florescer Cognitivo, criado em parceria com o poder Público Municipal e desenvolvido com a participação de professores, bolsistas, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e voluntários. O projeto objetiva preencher uma lacuna no que se refere a educação especial e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social com deficiência intelectual e/ou física, promovendo oficinas voltadas a formação humana, com metodologia integrativa baseada na valorização e respeito pela diversidade, complexidade e singularidade de cada indivíduo, internalizando os saberes e promovendo a aquisição de competências e habilidades. A oficina consiste em trabalhar conteúdos com aulas temáticas associadas a práticas integrativas, ao uso de protótipos, materiais educacionais adaptados, a jogos cognitivos, a trabalhos manuais para montagem de jardim sensorial e atividades lúdicas que desenvolvem a mobilidade e coordenação motora. A metodologia proposta consolida a interdisciplinaridade, promove um ambiente integrativo, inclusivo e eficaz para o desenvolvimento e a valorização dos alunos integrantes do projeto. A divulgação das ações busca dar visibilidade aos problemas enfrentados e às potencialidades de cada indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11917_TB3586_24102024234316.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY DE OLIVEIRA BORGES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "KELLY BORGES" "autor_email" => "kelly.costa@iff.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111421 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3586 "inscrito_id" => 11917 "titulo" => "FLORESCER COGNITIVO: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO" "resumo" => "A educação é de suma importância no desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. Em um cenário que jovens em situação de vulnerabilidade social e com deficiências são excluídos do processo de aprendizagem, surge a necessidade de se pensar estratégias para uma educação inclusiva, admitindo decisões imediatas que promovam equidade e torne a escola um lugar que oportunize a formação integral de cidadãos. Diante do exposto, este trabalho relata a metodologia e os desafios de um projeto de extensão do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado São João da Barra (IFFCASJB), denominado Florescer Cognitivo, criado em parceria com o poder Público Municipal e desenvolvido com a participação de professores, bolsistas, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e voluntários. O projeto objetiva preencher uma lacuna no que se refere a educação especial e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social com deficiência intelectual e/ou física, promovendo oficinas voltadas a formação humana, com metodologia integrativa baseada na valorização e respeito pela diversidade, complexidade e singularidade de cada indivíduo, internalizando os saberes e promovendo a aquisição de competências e habilidades. A oficina consiste em trabalhar conteúdos com aulas temáticas associadas a práticas integrativas, ao uso de protótipos, materiais educacionais adaptados, a jogos cognitivos, a trabalhos manuais para montagem de jardim sensorial e atividades lúdicas que desenvolvem a mobilidade e coordenação motora. A metodologia proposta consolida a interdisciplinaridade, promove um ambiente integrativo, inclusivo e eficaz para o desenvolvimento e a valorização dos alunos integrantes do projeto. A divulgação das ações busca dar visibilidade aos problemas enfrentados e às potencialidades de cada indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11917_TB3586_24102024234316.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY DE OLIVEIRA BORGES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "KELLY BORGES" "autor_email" => "kelly.costa@iff.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }