Partindo da reflexão de que, nas listas de autores lidos por leitores ávidos de literatura, não raro, a quantidade de escritores homens é maior do que a de escritoras mulheres, e maior ainda quando o foco são especificamente escritoras mulheres negras, este trabalho pretende ser um relato de experiência de um trabalho realizado, de maneira interdisciplinar entre Artes e Língua Portuguesa, ao longo do ano letivo de 2023, em duas turmas, numa escola pública de ensino fundamental de Natal, em duas turmas, a fim de instigar para a leitura de literatura escrita por pessoas negras, e especialmente, mulheres: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Luciene Nascimento, Victoria Santa Cruz entre outras. Os temas que atravessam as obras foram ricamente abordados e discutidos em sala de aula. O projeto culmina com a visita à escola, com palestra e vivência de duas das escritoras lidas em sala de aula e que são escritoras de literatura no RN, Ana Paula Campos e Fabiane Marques. Como referencial teórico, tem-se, entre outros, Almeida (2018, 2019), Cosson (2006), Freire (1967, 1987), Hooks (2017, 2019), Vieira (2022). Como resultados principais constatou-se certo interesse nos alunos pela leitura de obras literárias, certa desenvoltura acerca do tratamento dos temas abordados e mais atitude reflexiva diante de situações que denotem racismo.