O presente artigo descreve experiências de leitura e letramento literário realizadas na Unidade Socioeducativa CASE Pitimbu, em Parnamirim, Rio Grande do Norte, através da criação do clube de leitura Entre Muros e Livros, com os adolescentes e jovens adultos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado. O objetivo deste estudo é destacar as potencialidades da leitura e da escrita no processo de letramento literário de jovens em cumprimento de medida socioeducativa com trajetórias de evasão escolar na infância e adolescência. Utilizamos como recurso metodológico a pesquisa-ação, desenvolvida pela aplicação de uma sequência didática literária. As atividades foram fundamentadas nos referenciais teóricos baseados na importância da leitura para autonomia como processo de liberdade e produção histórica e social, no letramento literário como estratégia para a alfabetização, na Zona de Desenvolvimento Proximal e da Teoria Socioconstrutivista. O desenvolvimento do clube de leitura foi marcado por um conjunto de desafios característicos de uma instituição de segurança com protocolos que impossibilitaram a realização integral das atividades planejadas, mas foi possível identificar algumas conquistas como a melhoria do interesse pela leitura, a melhoria da escrita, a participação dos adolescentes em eventos literários e discussões importantes sobre assuntos transversais, como o vírus do HIV, desigualdades sociais e o preconceito, abordados nas obras trabalhadas. Este relato destaca a importância da iniciativa de atividades literárias inclusivas para promover a leitura entre jovens em contextos socioeducativos.