RELATO DE EXPERIÊNCIA: ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO – O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL E DA DECOLONALIDADE DO SABER.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111708 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4032 "inscrito_id" => 9902 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO – O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL E DA DECOLONALIDADE DO SABER." "resumo" => "Este trabalho consiste na aplicação e análise da metodologia ativa: “rotação por estação” como forma de contribuir para o letramento racial dos alunos da EEMTI Marieta Santos, escola de tempo integral, na cidade de Bela Cruz – CE. A rotação por estação é uma metodologia ativa que tem por objetivo incentivar o estudante a aprender de forma autônoma e participativa, através de um circuito aonde os alunos vão passando por estações e realizando as atividades propostas. Neste circuito em específico os alunos terão acesso a músicas, vídeos, pequenos textos e poesias de autores e autoras, negros e indígenas e que após o acesso realizarão pequenas atividades como: mapa mental, desenhos grafites, criação de cartazes, entre outros. O trabalho consiste também numa analise sobre a decolonialidade no currículo das Ciências Sociais, entendido como uma construção eurocêntrica da modernidade, propondo então assim uma atividade metodológica que possa buscar a decolonialidade no momento de sua aplicação, visto que apresenta um debate com uma diversidade de autores negros do continente Africano e América Latina, sul global. Por fim, realizo uma avaliação da experiência em sala de aula com um questionário quantitativo no início e a observação qualitativa no final onde percebemos a grande defasagem que curricular quando se trata da aplicação da lei 10.639 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas de educação básica e que mesmo após 21 anos da lei nossa educação ainda continua com práticas colonialistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9902_TB4032_25042024162749.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS RUBENS SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARKINHUS" "autor_email" => "markinhuscienciassociais@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111708 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4032 "inscrito_id" => 9902 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO – O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL E DA DECOLONALIDADE DO SABER." "resumo" => "Este trabalho consiste na aplicação e análise da metodologia ativa: “rotação por estação” como forma de contribuir para o letramento racial dos alunos da EEMTI Marieta Santos, escola de tempo integral, na cidade de Bela Cruz – CE. A rotação por estação é uma metodologia ativa que tem por objetivo incentivar o estudante a aprender de forma autônoma e participativa, através de um circuito aonde os alunos vão passando por estações e realizando as atividades propostas. Neste circuito em específico os alunos terão acesso a músicas, vídeos, pequenos textos e poesias de autores e autoras, negros e indígenas e que após o acesso realizarão pequenas atividades como: mapa mental, desenhos grafites, criação de cartazes, entre outros. O trabalho consiste também numa analise sobre a decolonialidade no currículo das Ciências Sociais, entendido como uma construção eurocêntrica da modernidade, propondo então assim uma atividade metodológica que possa buscar a decolonialidade no momento de sua aplicação, visto que apresenta um debate com uma diversidade de autores negros do continente Africano e América Latina, sul global. Por fim, realizo uma avaliação da experiência em sala de aula com um questionário quantitativo no início e a observação qualitativa no final onde percebemos a grande defasagem que curricular quando se trata da aplicação da lei 10.639 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas de educação básica e que mesmo após 21 anos da lei nossa educação ainda continua com práticas colonialistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9902_TB4032_25042024162749.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS RUBENS SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARKINHUS" "autor_email" => "markinhuscienciassociais@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }