RESUMO O presente trabalho trata-se de um artigo que tem como objetivo discutir a saúde socioemocional das crianças na Educação Infantil e aborda a importância da parceria entre a família e a escola. É sabido que os primeiros anos escolares impactam diretamente no desenvolvimento das crianças, por isso, pensar essas questões é uma necessidade tanto das famílias quanto das escolas, já que ambos são responsáveis pela educação das crianças. Nesse sentido, este estudo parte da seguinte questão: De que forma a rotina escolar na educação infantil impacta à saúde socioemocional das crianças e quais as atribuições da família e da escola nesse processo de construção? Pensar a saúde socioemocional das crianças é uma forma de compreender estas como sujeitos, protagonistas, que sentem e precisam ser acolhidas e respeitadas, não invalidando seus sentimentos e emoções. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e tem o relato de experiência base de coleta de dados, as pessoas envolvidas na pesquisa são de uma turma do grupo V da Educação Infantil, de uma escola municipal de Ipojuca – PE. Durante duas semanas trabalhou-se a temática das “emoções”, de modo a identificar a percepção das crianças, se elas já conseguiam identificar e nomear as emoções, de que forma associam às emoções. Como resultado, foi notado que algumas crianças associam as emoções às suas vivências, recordam situações que já passaram e essas impactam em seu desenvolvimento de forma positiva ou negativa. O estudo está fundamentado em Casel (2020), Friedmann (2011), Delors (2012), Brasil (2018) e outros.