O presente artigo aborda a aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como um direcionamento para o planejamento pedagógico no Ensino Fundamental II, especialmente voltado aos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma instituição de ensino situada em Juiz de Fora, Minas Gerais. O objetivo primordial deste estudo é fomentar a reflexão acerca da educação inclusiva e adaptada às demandas educacionais dos discentes, abrangendo as turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, o embasamento teórico fundamenta-se em conceitos do Desenho Universal da Aprendizagem, teorias educacionais sobre inclusão escolar e nas transformações paradigmáticas contemporâneas neste âmbito. A metodologia da pesquisa compreende análises documentais e coleta de dados por meio de questionários estruturados aplicados aos professores atuantes nas referidas turmas, focalizando no DUA e sua aplicabilidade para alunos com TEA, em uma escola na cidade de Juiz de Fora - MG, no período de novembro de 2023. O Desenho Universal da Aprendizagem apresenta-se como uma abordagem pedagógica flexível que oferece múltiplas formas de representação, expressão e engajamento para atender às diversidades de aprendizagem e garantir a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas barreiras e/ou habilidades. Os resultados obtidos indicam que os professores estão progressivamente incorporando os princípios do DUA, porém enfrentam desafios na sua efetiva implementação. Dessa maneira, conclui-se que a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o investimento em formação continuada são fundamentais para assegurar uma inclusão verdadeira no contexto escolar.