O estudo apresenta uma sequência didática desenvolvida e aplicada no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista do IFPE Campus Garanhuns, especificamente no componente curricular de Identidade Docente. O tema da pesquisa abordou a criação de materiais didáticos que contribuem para a eliminação do eurocentrismo nos currículos escolares e contemplam saberes afrocentrados. A inquietação observada foi a persistência de uma perspectiva eurocêntrica nos currículos escolares que produz violências, silenciamentos e apagamentos sobre a história e a cultura de populações quilombolas do município de Garanhuns-PE. Assim, compreendendo a necessidade de promoção uma educação antirracista e inclusiva, conforme diretrizes das pretagogias e da interculturalidade, foi elaborada uma sequência de envolvimentos pedagógicos com objetivo de integrar a história local e a cultura quilombola com estudantes das turmas de 3º ano do ensino fundamental I, na escola EFITI Silvino Almeida de Oliveira, localizada no município de Garanhuns-PE. A natureza da pesquisa é qualitativa e do tipo descritiva, com elementos explicativos. A coleta de informações envolveu registros das atividades em sala de aula, bibliografias relevantes e estudos de caso. As vivências foram realizadas através de videoaulas, rodas de conversa, explanações, atividades práticas e deslocamentos territoriais pelos espaços da cidade. Partindo do princípio da circularidade dos saberes e da biointeração, conceitos apresentados pelo filósofo quilombola Nego Bispo (Antônio Bispo dos Santos), partiu-se da cultura do cultivo da mandioca no Quilombo do Castainho para o compartilhamento de saberes sobre organização social, história, ancestralidade, territorialidade e valorização do bem viver das comunidades quilombolas da região. As áreas do conhecimento contempladas foram história e geografia, conforme o currículo escolar do estado de Pernambuco. A pesquisa é importante porque oferece um modelo prático na perspectiva contracolonial do currículo escolar, promovendo a valorização das culturas tradicionais e contribuindo para uma educação mais inclusiva e representativa da diversidade étnico-racial.