Este texto é parte de uma pesquisa de Mestrado sobre o papel do Centro de Formação de professores em Juiz de Fora, especialmente no contexto propostas da formação continuada. A pesquisa está na fase inicial de levantamento e análise documental. Para estudo da questão foi feita a leitura e análise do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e do Plano Municipal de Educação de Juiz de Fora (PME 2017-2027), considerando suas metas de formação docente e a leitura de autores Fernandes (2000) e Ball (2016) sobre as disputas políticas das propostas da formação inicial e continuada docente no PNE e a ausência da menção do espaço importante para tal finalidade que é Centro de Formação no documento do PME. O PNE inclui as metas 15 e 16 que visam garantir a formação inicial e continuada dos professores, o que também é contemplado no em suas metas 11 e 12 do documento municipal. Tais metas merecem destaque pela sua importância para a valorização e aprimoramento dos professores. No entanto, desperta nossa atenção a ausência de referência ao Centro de Formação de Professores no texto do PME aprovado em 2017, já que poderia se constituir em importante instrumento para cumprimento das metas relativas a formação continuada em nosso município. Tal estudo se revela importante diante do contexto de construção do novo PNE e consequente elaboração de planos dos demais entes federativos, o qual levanta questões sobre seu papel atual. Este trabalho visa contribuir para a reflexão teórica e para a discussão sobre a importância do Centro na formação contínua dos professores em Juiz de Fora.