A discussão sobre o ensino e a aprendizagem da leitura, escrita, oralidade e escuta em todas as etapas da educação básica tem motivado a busca por alternativas didáticas que atendam às necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade contemporânea, cada vez mais interconectada pelas tecnologias digitais. Nesse contexto, a integração do modelo didático dos projetos de letramento (PL) com metodologias ativas tem se destacado como uma abordagem relevante para professores de língua materna na educação básica. Esta comunicação oral tem por objetivo apresentar um recorte de dados de uma pesquisa de mestrado conduzida por Araújo (2024), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa explora o PL intitulado “Meu bairro, meu ambiente”, realizado nos anos iniciais de uma escola pública do RN, e demonstra como a combinação com metodologias ativas pode ressignificar o ensino e a aprendizagem do contínuo leitura-escrita-oralidade-escuta, tanto na escola quanto além dela. Fundamentada na Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e seguindo um paradigma qualitativo de vertente etnográfica (André, 1995), a pesquisa baseia-se nos estudos de letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995; Tinoco, 2008), na pedagogia dos multiletramentos (GNL, 2021) e nas metodologias ativas (Moran, 2018). O recorte de dados analisado mostra que a integração de PL com metodologias ativas promove a compreensão e o engajamento dos estudantes, contribuindo para um aprendizado mais significativo e contextualizado do contínuo leitura-escrita-oralidade-escuta, alinhado às práticas sociais contemporâneas, reforçando a importância de abordagens pedagógicas dinâmicas e inclusivas.