Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA COMO GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente relato foi vivenciado no Centro de Educação Infantil (CEI), no município de Sobral-Ceará, que atende cerca de 405 crianças das etapas de creche e pré-escola. Com a mudança da gestão escolar em março de 2023 surge a necessidade de elaborar um plano de trabalho emergencial com foco no fortalecimento de vínculos com as famílias na busca por parceria para o desenvolvimento integral de todas as crianças da escola. O objetivo geral é sensibilizar outras lideranças para os estudos de gestão democrática e participativa como estratégia de garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes. Objetivos específicos são promover uma gestão democrática com foco em contextos de vulnerabilidades; garantir a equidade dos direitos de aprendizagem de todas as crianças; e promover a participação de toda comunidade escolar nos processos de pedagógicos e de transformações dos contextos de violências apresentados na instituição. O relato trata-se de um relato de experiência de cunho didático-pedagógico realizado no âmbito do CEI Professora Maria Menezes Cristino, na cidade de Sobral-Ceará. A gestão escolar destaca duas ações primordiais: acolher as famílias com escuta ativa; promover encontros formativos com as famílias e responsáveis pelas crianças. Como resultados obtivemos uma maior participação das famílias nos encontros, fortalecimento de vínculos entre crianças e professoras; os avanços nos dados de frequência escolar e de desenvolvimento de aprendizagem das crianças da pré-escola. O CEI participou de uma Avaliação de Aprendizagem nas turmas do Infantil V e obteve uma média 90% nas competências avaliadas pela Casa da Avaliação de Sobral. O diálogo constante da gestão com as famílias das crianças que apresentavam altos índices de faltas e a busca ativa realizada pelo corpo administrativo, o olhar coletivo de todos focados na criança também foi bastante difundido nesse percurso da gestão escolar.

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