Este estudo busca recuperar aportes teóricos que discutam acerca da Etnomatemática e Educação Multicultural. A partir da pesquisa pretende-se compreender como essas temáticas, inseridas no ambiente escolar, possibilitam que os saberes produzidos em diferentes realidades socioculturais podem ser considerados relevantes e aceitáveis, diante dos conteúdos que fazem parte da atual grade curricular educacional. Além disso, entender como essas epistemologias influenciam na formação de uma sociedade mais justa e igualitária, e como as instituições educacionais possuem ferramentas que podem ser utilizadas para esse fim. A discussão revela-se a partir da ciência de que ainda há homogeneização na seleção dos conteúdos e práticas educacionais que são repassadas nas redes de ensino, colaborando para a continuidade da inferiorização e invisibilidade de diferentes culturas e saberes que compõem a realidade sociocultural brasileira. O estudo é de abordagem qualitativa com foco em pesquisa bibliográfica e análise documental. Baseia-se principalmente nos escritos de Ubiratan D'Ambrosio, que discute a respeito das diversas formas de saberes, originados de diferentes esferas culturais, que podem ser relacionadas e transmitidas de forma igual diante de manifestações culturais consideradas superiores. Ademais, o estudo incorpora autores que abordam questões relacionadas à cultura e à educação. Conclui-se que a investigação colabora com pesquisas que buscam enfatizar que a abordagem acerca das diferentes práticas culturais e formas de saberes contribuem para o combate das desigualdades socioculturais e discriminações raciais e religiosas. Ainda mais, esse debate auxilia na consciência de que existem múltiplos saberes na realidade brasileira, no entanto, a maioria não encontra espaço no que é considerado como conhecimento aceitável, com isso, é imprescindível dar visibilidade aos conjuntos de saberes que são desvalorizados.