Numa sociedade cada vez mais desafiadora e complexa na qual vivemos, a educação socioemocional tem se tornado significativa e indispensável, pois impacta em todas as áreas da vida, tanto familiar, profissional e social. Pois aprendendo a lidar com suas emoções, os alunos tornam-se capazes de atuar de forma responsável e resiliente. Esta pesquisa de natureza bibliográfica, refere-se ao estudo da afetividade e do desenvolvimento de competências socioemocionais na educação, frente a coordenação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Foram os avanços nos estudos sobre o cérebro humano que foram demonstrados a importância da emoção na aquisição da aprendizagem. Esse termo também utilizado pelo psicólogo Howard Gardner, que na década de 1980 ficou conhecido pela sua teoria das inteligências múltiplas, comprovando assim, que a capacidade de lidar consigo mesmo e com os outros, era também uma inteligência. Esse conceito também reconhecido por Daniel Goleman (1995), como Inteligência Emocional, estabelece pilares entre educação e emoção, onde o mesmo, possibilita o indivíduo tornar-se cada vez mais consciente e ativo na construção de sua história. E com a efetivação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) essas habilidades socioemocionais tornaram-se parte das competências gerais a serem desenvolvidas na educação básica, assim, tornam-se indispensáveis a busca por estratégias mais adequadas para incluirmos a educação socioemocional no currículo escolar.