A integração da Inteligência Artificial (IA) no Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem despertado crescente interesse na comunidade educacional, oferecendo oportunidades para a personalização eficaz do ensino para alunos com deficiência. Este trabalho consiste em uma revisão de literatura que investiga estratégias para a implementação da IA no AEE, visando a personalização do ensino. O referencial teórico abrange uma variedade de conceitos relacionados à educação especial, tecnologia educacional e IA. Baseando-se em teorias da aprendizagem, como o construtivismo e a teoria sociocultural de Vygotsky, o estudo explora como a personalização do ensino pode ser facilitada pela adaptação dinâmica do conteúdo e métodos de ensino às necessidades individuais dos alunos. Além disso, são abordados conceitos-chave relacionados à IA para compreender como essas tecnologias podem ser aplicadas no contexto educacional. Quanto à metodologia, a revisão de literatura segue uma abordagem sistemática, incluindo a busca em bases de dados acadêmicas, análise crítica de artigos e síntese dos principais resultados. Os resultados da revisão de literatura destacam diversas estratégias para a implementação da IA no AEE visando a personalização eficaz do ensino. Entre as estratégias identificadas estão a criação de ambientes de aprendizado adaptativos que ajustam o ritmo e o nível de dificuldade do conteúdo com base no desempenho do aluno e o desenvolvimento de ferramentas de avaliação automatizada que fornecem feedback sobre o progresso do aluno. Além disso, o estudo destaca a importância da colaboração entre educadores, especialistas em IA e desenvolvedores de software na criação e implementação de soluções tecnológicas inovadoras para o AEE. Em suma, a revisão de literatura sugere que a integração da IA no AEE pode oferecer benefícios significativos para a personalização do ensino, promovendo a inclusão e o sucesso dos alunos com deficiência.