No contexto contemporâneo, uma preocupação é a formação cidadã de jovens e sua participação nas tomadas de decisões locais. Nesse cenário, torna-se relevante avaliar iniciativas como o projeto 'Político, eu?!', a fim de discernir sua eficácia e potencial para promover uma cidadania ativa entre os estudantes do ensino fundamental. Logo, este trabalho tem como objetivo refletir sobre o projeto “Político, eu?!”, buscando compreender as percepções contidas nos documentos oficiais e nas experiências dos participantes envolvidos. O texto foi elaborado numa pesquisa de abordagem qualitativa, adotando o procedimento de investigação documental complementado com entrevistas. O lócus da pesquisa foi uma turma de 9º ano da escola José Bonifácio de Sousa, da rede municipal de Fortaleza. Este trabalho teve como fundamentação teórica os seguintes autores: Arendt (2002), Bobbio (1998), Freire (1996) e Ribeiro (1998). Os resultados apontam que o projeto obteve sucesso ao catalisar o debate público sobre a participação política de estudantes do ensino fundamental, da rede municipal de Fortaleza, evidenciando-o como um instrumento fundamental para o pleno exercício da cidadania e fortalecimento da democracia. De modo geral, os sujeitos evidenciam que o projeto é importante para que os alunos aprendam a discutir assuntos pertinentes à sociedade, elemento fundamental de uma democracia.